Conquistado o título da Libertadores, o Botafogo agora vai em busca de mais duas taças na temporada: a do Brasileirão e do Mundial de Clubes - também chamada de Copa Intercontinental da Fifa. Isso tudo em dezembro, com compromissos que podem embolar a sequência do time e transformar os próximos 15 dias numa saga heroica.
Tudo porque a última rodada do Brasileirão está marcada para o domingo de 8/12, quando Botafogo enfrenta o São Paulo no Rio de Janeiro. Só que a estreia no Mundial, contra o Pachuca, do México, está programada para o dia 11/12, em Doha, no Catar.
A partida, batizada de Dérbi das Américas, vale uma vaga na semifinal da competição, contra o Al-Ahly, do Egito, no dia 14. Quem vencer pega o Real Madrid na decisão, dia 18.
A situação pode ficar melhor para o Botafogo. E tudo depende dos resultados em campo na penúltima rodada do Brasileirão, na quarta e na quinta, dias 4 e 5 de dezembro, respectivamente. Caso vença o Inter em Porto Alegre e o Palmeiras tropece diante do Cruzeiro, o Bota assegura o título com uma rodada de antecipação e viaja tranquilo - e descansado para o Catar.
Caso não resolva no meio da semana, teria que encarar uma maratona que incluiria duas decisões num período de quatro dias, e com uma viagem para a Ásia no meio.