Campeão da temporada 2023/24 da NBA ao vencer o Dallas Mavericks por 106 a 88 no Jogo 5 das Finais, o Boston Celtics fez história ao se tornar a equipe com mais títulos da liga, mas também bateu um recorde nos playoffs. A franquia ultrapassou a marca do time de 1985/86, liderado por Larry Bird e campeão contra o Houston Rockets por 4 a 2 na decisão, no aproveitamento na pós-temporada.
A equipe de 1985/86 conquistou 15 vitórias e sofreu apenas três derrotas, sendo duas delas nas Finais. O Boston Celtics varreu o Chicago Bulls do jovem Michael Jordan por 3 a 0, venceu o Atlanta Hawks de Dominique Wilkins por 4 a 1 e passou pelo Milwaukee Bucks por 4 a 0 para chegar à decisão. O time de 2023/24 teve um triunfo a mais, já que, antigamente, a primeira fase dos playoffs era disputada em “melhor de cinco jogos”.
Os Celtics de 2023/24 venceram o Miami Heat e o Cleveland Cavaliers por 4 a 1 para chegar na final da Conferência Leste. Na decisão, a equipe sofreu, mas conseguiu varrer o Indiana Pacers por 4 a 0. Nas Finais da NBA, vitória por 4 a 1 sobre o Dallas Mavericks.
Com o título, Boston chegou a 18 conquistas da NBA e ultrapassou o Los Angeles Lakers, com 17 títulos. A franquia de Massachusetts é a maior campeã da história da liga. O terceiro colocado é o Golden State Warriors, com sete conquistas.
Veja a lista de maiores campeões da NBA:
- Boston Celtics - 18 títulos
- Los Angeles Lakers - 17 títulos
- Golden State Warriors - 7 títulos
- Chicago Bulls - 6 títulos
- San Antonio Spurs - 5 títulos
- Miami Heat, Detroit Pistons e Philadelphia 76ers - 3 títulos
- Houston Rockets, Milwaukee Bucks e New York Knicks - 2 títulos
- Atlanta Hawks, Cleveland Cavaliers, Dallas Mavericks, Denver Nuggets, Portland Trail Blazers, Sacramento Kings*, Seattle Supersonics, Toronto Raptors, Washington Wizards** - 1 título
*Sacramento Kings campeão como Rochester Royals, em 1951
**Washington Wizards campeão como Washington Bullets, em 1978