Lionel Messi ganhou a Bola de Ouro pela oitava vez. O argentino de 36 anos do Inter Miami, dos Estados Unidos, venceu o prêmio de melhor do mundo de 2023 da revista France Football, recebendo o troféu nesta segunda-feira (30), em cerimônia em Paris.
Messi, que já tinha levado em fevereiro deste ano o The Best, entregue ao melhor jogador do mundo pela Fifa, recebe o oitavo troféu da France Football. Assim como na premiação da Fifa, pesou a favor do craque a campanha rumo ao título da Argentina na Copa do Mundo de 2022, no Catar.
O prêmio levou em consideração a temporada 2022/23, ou seja, o desempenho dos jogadores entre agosto do ano passado e junho de 2023.
O período, portanto, engloba a Copa do Mundo, em que Messi marcou sete gols — dois na final contra a França —, deu três assistências e foi eleito o craque da competição.
Lionel Messi levou a Bola de Ouro em 2009, 2010, 2011, 2012, 2015, 2019, 2021 e 2023. Com oito troféus, ele abre ainda mais vantagem para Cristiano Ronaldo, pentacampeão do prêmio de melhor do mundo pela revista francesa (2008, 2013, 2014, 2016, 2017).
Ao longo da noite em Paris, outros jogadores e jogadoras foram premiados individualmente. Veja a seguir os homenageados.
Vini Jr ganha Prêmio Sócrates
O atacante brasileiro Vinicius Júnior, do Real Madrid, venceu o Troféu Sócrates no prêmio Bola de Ouro. Ele foi homenageado pelo trabalho que faz no Instituto Vini Jr, criado em 2020 e que ajuda crianças no Rio de Janeiro. Ao subir no palco, ele discursou sobre racismo.
"É muito chato falar sobre racismo, mas eu estou preparado pra isso, pra sempre falar quando for necessário. Eu vou lutar por isso, espero que todos os jogadores possam nos ajudar. É muito triste toda vez eu ter que falar sobre racismo, eu gosto de falar de futebol, de grandes jogadores. É muito triste, mas eu quero pedir a força de vocês pra gente seguir na luta. Para que as crianças que vão vir possam sofrer menos”, disse Vinicius Júnior.
Bonmatí leva Bola de Ouro no feminino
Aitana Bonmatí, meia de 25 anos campeã da Champions com o Barcelona e da Copa do Mundo com a Espanha, em agosto deste ano, conquistou o prêmio de melhor jogadora do mundo da France Football.
Na última temporada, a atleta fez 45 jogos, com 20 gols e 23 assistências. Por clubes, ela também venceu o Campeonato Espanhol e a Supercopa da Espanha.
Haaland conquista Prêmio Gerd Müller
O norueguês, que é atacante do Manchester City, foi o maior goleador da temporada 2022/23. Com 56 gols no período, ele conquistou o Troféu Gerd Müller.
Dibu Martínez: melhor goleiro
Depois de brilhar na conquista da Argentina na Copa do Mundo, Emiliano Martínez foi eleito o melhor goleiro da temporada. Ele levou o Troféu Lev Yashin.
Bellingham: melhor jovem jogador
Jude Bellingham, jogador inglês de 20 anos do Real Madrid, venceu o Troféu Kopa na cerimônia realizada em Paris. “Agradeço a todos os que me ajudaram a chegar aqui. Em especial minha família. Obrigado ao apoio, significa muito para mim”, afirmou o meio-campista.