Bia Haddad conquistou seu primeiro título em 2024 na madrugada deste domingo (22). A tenista venceu o WTA 500 de Seul, na Coreia do sul e conquistou o título que escapou em 2017.
Em partida emocionante, a brasileira derrotou a russa Daria Kasatkina de virada, por 2 sets a 1 (1/6, 6/4 e 6/1). Esse é o primeiro troféu conquistado pela atleta, que vem em boa fase: venceu 12 das últimas 14 partidas.
O jogo
Kasatkina iniciou o jogo com um grande aproveitamento no saque (89%), fez dois break-points e não teve dificuldade em fechar o primeiro set em 6/1.
A russa começou bem o segundo set, abrindo 2 a 0, mas a brasileira se recuperou e empatou o set em 3 a 3. No nono game, Bia salvou um break-point e fez 5/4. No game seguinte, a atleta quebrou o saque e venceu o set por 6/4.
Já no set decisivo, Bia Haddad abriu 3 a 1. A brasileira salvou um triplo break-point, fez cinco pontos seguidos para fazer 4 a 1. A tenista quebrou novamente o saque de Kasatkina e confirmou o seu serviço e venceu por 6/1 e fechou o jogo em 1h50;
Bia foi vice-campeã em Cleveland, chegou às quartas de final do US Open e agora é campeã do torneio sul-coreano. O título vai aproximá-la do top 10 do ranking mundial - atualmente ela ocupa a 17ª posição.
A tenista número 1 do país chega a quatro conquistas de simples. As duas primeiras conquistas foram na grama da Inglaterra: os WTAs 250 de Nottingham e Birmingham. Em 2023, a brasileira finalizou a temporada com o título do WTA Elite Trophy de Zhuhai, na China.