Segundo informações do jornal AS, da Espanha, o Barcelona chegou a um acordo com o Athletico Paranaense pela contratação do atacante Vitor Roque, de 18 anos, por 40 milhões de euros (pouco mais de R$ 209 milhões) e um contrato de 5 anos.
Apesar de a negociação estar acertada com o jogador e o clube paranaense, o Barcelona ainda precisa garantir a saída de, pelo menos, três jogadores e liberar espaço o suficiente em sua folha salarial para que o negócio seja sacramentado.
Ainda segundo apurado pelo jornal espanhol, o ex-jogador Deco, atualmente diretor técnico do Barcelona, foi essencial na negociação para que Vitor Roque acertasse a sua ida para o clube catalão, devido ao seu conhecimento do futebol brasileiro e o bom relacionamento com André Cury, empresário do atacante.
O valor de 40 milhões de euros, que daria aproximadamente 194 milhões de 463 mil em reais, seria pago em três parcelas e o Athletico Paranaense teria direito a 85% desse valor, referente à porcentagem que possui dos direitos do jogador. Os outros 15% pertencem ao América-MG.
Desde que chegou ao Athletico, Vitor Roque atuou em 61 partidas e balançou as redes 17 vezes e deu 9 assistências, sendo campeão paranaense em 2023 e conduzindo a equipe paranaense ao vice-campeonato da Libertadores em 2022.
Pela Seleção Brasileira foi campeão do Sul-Americano Sub-20 em 2023 e está na lista de convocados por Ramon Menezes, para a disputa dos amistosos contra Guiné e Senegal, nos dias 17 e 20 de junho, na Espanha.