O E-Prix de São Paulo de 2024 deve ter muitas ultrapassagens e uma disputa intensa pela liderança nas últimas voltas. Pelo menos, é o que projetam os pilotos.
A prova deste sábado (16) é a quarta da temporada 2023/2024 da Fórmula E. E as características do Circuito do Anhembi, com longas retas, deve estimular a briga por posições entre quem souber administrar o equipamento.
“Estar no vácuo ajuda a economizar bateria e a atacar quem está à frente. Com certeza, nessa prova, nós vamos ter poucas pessoas tentando liderar logo no começo da corrida (para), do meio para a frente, tentar se posicionar da maneira correta. A gente vai ter mais de 150, 200 ultrapassagens”, calcula Lucas di Grassi, da ABT Cupra.
O ponto de vista é semelhante ao de Sérgio Sette Câmara, da ERT. Para o piloto mineiro, saber poupar energia na primeira metade da corrida vai ser fundamental.
“Acho essa corrida no Brasil muito emocionante”, diz Sette Câmara. “Aqui em São Paulo, se tiver um déficit de energia, o pessoal vai te ultrapassar.”
A principal reta do traçado passa pelo Sambódromo do Anhembi, na qual os pilotos podem atingir até 280 km/h. Mas o projeto por pouco não contou com uma chicane para diminuir a velocidade – o que foi retirado após um pedido pessoal de Lucas di Grassi.
“Eu falei: ‘Não faz o menor sentido o pessoal vir ver o carro passando a 280 km/h na reta e colocar uma chicane para o carro fazer a 50 km/h’. ‘Ah, mas a energia, isso, aquilo.’ Falei: ‘Não, pode tirar. Fizemos as simulações, tira essa chicane, faz a reta – uma das maiores retas da temporada. Vai dar mais vácuo, vai dar mais ultrapassagem’. Foi acatado pela FIA, foi aprovado. Essa pista é rápida, tem ponto de ultrapassagem. Está em São Paulo, no Brasil, um país que adora automobilismo. Ela gera várias oportunidades na corrida”, comemora o piloto, campeão da temporada 2016/2017.
Outro ponto importante para a corrida de 2024 foi a remoção de uma forte ondulação em uma das retas da Avenida Olavo Fontoura. Na prova de 2023, Nick Cassidy, então na Envision, protagonizou um salto ao passar pelo ponto.
Para Jake Dennis, campeão da temporada 2023/2024, a mudança é um alívio. “Tiraram aquela ondulação, o que é ótimo – era muito perigosa”, destacou o britânico da Andretti, otimista com a prova de 2024. “Veremos mais ultrapassagens, o que é muito legal. Acho que vai ser uma corrida muito empolgante.”
Em 2023, Dennis largou apenas na 14ª colocação e abandonou após um acidente na volta 13. Desta vez, chega a São Paulo com um outro status, correndo como o atual campeão da categoria – o que, para ele, é uma motivação.
“É um prazer ver o número 1 no meu carro. Ser o campeão atual é algo que você tenta alcançar. Para mim, no ano passado, São Paulo foi uma corrida difícil, não foi como gostaríamos. Mas é uma corrida agradável, é ótimo estar aqui no Brasil, representando a Fórmula E e promovendo o que queremos promover”, analisou.