Fórmula E

Oito equipes trocaram pilotos desde E-Prix de São Paulo de 2023; veja mudanças

Penske, Porsche e ERT não trocaram pilotos, enquanto dois titulares entraram na categoria

Da redação

A E-Prix de São Paulo de 2024, que acontece neste sábado (16), será a segunda prova da história da Fórmula E no Brasil. E terá algumas novidades no grid para quem acompanhou a prova de 2023 no Circuito do Anhembi.

Entre as 11 equipes do grid, apenas três mantiveram suas duplas de pilotos titulares ao fim da temporada 2022/2023: Penske (com Stoffel Vandoorne e Jean-Éric Vergne), Porsche (com António Félix da Costa e Pascal Wehrelein) e ERT (com Sergio Sette Câmara e Dan Ticktum). Vale destacar, no entanto, que a ERT se chamava NIO 333 até o fim do último campeonato.

Dos pilotos que estiveram em São Paulo no último ano, dois deixaram a Fórmula E: os alemães René Rast e André Lotterer. O primeiro, que corria na McLaren, agora se divide entre categorias como DTM e WEC; o segundo, deixou a Andretti e foi disputar o WEC pela Penske.

As saídas, é claro, iniciaram uma série de mudanças no grid. Para correr ao lado de Jake Dennis, a Andretti tirou Norman Nato da Nissan. A equipe japonesa, por sua vez, contratou Oliver Rowland, que estava na Mahindra.

Os indianos têm uma dupla nova para 2024, com Nyck de Vries e Edoardo Mortara. O holandês voltou à Fórmula E após passagem apagada pela Fórmula 1, enquanto o segundo saiu da Maserati e deu lugar ao indiano Jehan Daruvala, que disputou a Fórmula 2 até 2023.

Rast e Lotterer deixaram a F-E; De Vries e Daruvala entraram (Imagem: FIA Fórmula E)

A saída de René Rast, por sua vez, puxou outra fila. Para o lugar do alemão, a McLaren contratou o experiente britânico Sam Bird, que saiu da Jaguar. E a Jaguar trouxe Nick Cassidy, ex-Envision, para formar uma dupla 100% neozelandesa com Mitch Evans.

Na Envision, Cassidy deu lugar a Robin Frijns, que vinha de passagem pela ABT Cupra. A equipe, por sua vez, contratou Lucas di Grassi, ex-Mahindra.

Confira as mudanças nas equipes entre as edições de 2023 e 2024 do E-Prix de São Paulo:

ANDRETTI

  • 2022/2023: Jake Dennis (GBR) // André Lotterer (ALE)
  • 2023/2024: Jake Dennis (GBR) // Norman Nato (FRA)

PENSKE

  • 2022/2023: Stoffel Vandoorne (BEL) // Jean-Éric Vergne (FRA)
  • 2023/2024: Stoffel Vandoorne (BEL) // Jean-Éric Vergne (FRA)

NIO 333/ERT

  • 2022/2023: Sérgio Sette Câmara (BRA) // Dan Ticktum (GBR)
  • 2023/2024: Sérgio Sette Câmara (BRA) // Dan Ticktum (GBR)

ENVISION

  • 2022/2023: Sébastien Buemi (SUI) // Nick Cassidy (NZL)
  • 2023/2024: Sébastien Buemi (SUI) // Robin Frijns (HOL)

MCLAREN

  • 2022/2023: Jake Hughes (GBR) // René Rast (ALE)
  • 2023/2024: Jake Hughes (GBR) // Sam Bird (GBR)

MASERATI

  • 2022/2023: Maximilian Günther (ALE) // Edoardo Mortara (SUI)
  • 2023/2024: Maximilian Günther (ALE) // Jehan Daruvala (IND)

JAGUAR

  • 2022/2023: Mitch Evans (NZL) // Sam Bird (GBR)
  • 2023/2024: Mitch Evans (NZL) // Nick Cassidy (NZL)

ABT CUPRA

  • 2022/2023: Robin Frijns (HOL) // Nico Müller (SUI)
  • 2023/2024: Lucas di Grassi (BRA) // Nico Müller (SUI)

PORSCHE

  • 2022/2023: António Félix da Costa (POR) // Pascar Wehrlein (ALE)
  • 2023/2024: António Félix da Costa (POR) // Pascar Wehrlein (ALE)

MAHINDRA

  • 2022/2023: Lucas di Grassi (BRA) // Oliver Rowland (GBR)
  • 2023/2024: Nyck de Vries (HOL) // Edoardo Mortara (SUI)

NISSAN

  • 2022/2023: Norman Nato (FRA) // Sacha Fenestraz (FRA)
  • 2023/2024: Oliver Rowland (GBR) // Sacha Fenestraz (FRA)

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