Fórmula E

Demitido da AlphaTauri, De Vries volta à Fórmula E para correr pela Mahindra

Holandês será companheiro de Edoardo Mortara na equipe indiana, que teve Lucas di Grassi no último campeonato

Da redação

Holandês será companheiro de Edoardo Mortara na equipe indiana
Holandês será companheiro de Edoardo Mortara na equipe indiana
Mahindra Racing/Divulgação

A Mahindra anunciou nesta quarta-feira (27) as contratações de Nyck de Vries e Edoardo Mortara para a décima temporada da Fórmula E. De acordo com o comunicado da equipe, os pilotos permanecerão pelo menos por duas temporadas.

De Vries, que foi demitido da AlphaTauri na Fórmula 1, volta à F-E, categoria na qual disputou três campeonatos entre 2019 e 2022, todos pela Mercedes. Na temporada 2020/2021, o holandês foi campeão.

Em 2022, De Vries estreou na Fórmula 1 pela Williams como substituto de Alexander Albon no GP da Itália, e surpreendeu com um nono lugar. Em alta, foi especulado em várias equipes, fechando com a AlphaTauri para substituir Pierre Gasly em 2023. No entanto, após dez corridas sem pontuar, foi dispensado e substituído por Daniel Ricciardo.

“É muito empolgante fazer parte de uma grande fabricante automotiva como a Mahindra e representa-la na Fórmula E”, comemorou De Vries. “Voltar à Fórmula E é como voltar para casa. Fui parte da família da Fórmula E por três temporadas, conheço todo mundo muito bem. Estou ansioso para voltar a um ambiente familiar e para voltar a um lugar onde sempre curti pilotar.”

O holandês terá como companheiro o suíço Edoardo Mortara, que vai para a sétima temporada na categoria. Mortara passou cinco temporadas na Venturi e correu em 2023 pela Maserati, surpreendendo ao deixar o time nas últimas semanas. No principal momento, foi vice-campeão da temporada 2020/2021, perdendo o título para o próprio De Vries.

“Estou muito animado por fazer parte da Mahindra Racing. É uma equipe que eu tenho observado por vários anos, que tem estado na Fórmula E desde o começo do campeonato, então há muita experiência por aqui”, celebrou o suíço.

Na temporada 2022/2023, a Mahindra contou com o brasileiro Lucas di Grassi e com o britânico Oliver Rowland, que foi substituído pelo espanhol Roberto Merhi na segunda metade do campeonato. O time terminou apenas na 10ª posição entre as 11 equipes participantes, com 41 pontos. Di Grassi deve anunciar o futuro em breve, enquanto Rowland foi para a Nissan. Merhi em futuro indefinido.

“Estou muito feliz de dar as boas-vindas a Edo e Nyck à família Mahindra Racing. Como equipe, estamos todos embarcando em uma jornada para trazer a Mahindra Racing de volta ao pelotão da frente do grid nos próximos anos”, afirmou o CEO da Mahindra Racing, Frédéric Bertrand.

Na Mahindra, a grande expectativa da décima temporada da F-E é pela volta por cima nos resultados, já que o próprio time reconheceu em comunicado “um difícil começo nas novas regras do Gen3 na temporada nove”. Os carros da operação indiana devem apresentar um novo visual no E-Prix da Cidade do México, em 13 de janeiro.

“Acho que não é segredo que o time teve um começo difícil com o Gen3, embora tenha havido sinais positivos de melhoria durante a segunda metade da temporada. Acredito que a equipe pode continuar a se construir a partir desses ensinamentos e, com mudanças adicionais e planos em marcha para o futuro, podemos dar passos ainda maiores à frente em desempenho no começo desta nova jornada juntos”, analisou De Vries.

Confira o grid da temporada 2023/2024 da Fórmula E até aqui:

  • Andretti: Jake Dennis (GBR) // Norman Nato (FRA)
  • Envision: Robin Frijns (HOL) // Sébastien Buemi (SUI)
  • McLaren: Jake Hughes (GBR) // Sam Bird (GBR)
  • Jaguar: Mitch Evanz (NZL) // Nick Cassidy (NZL)
  • Nissan: Sacha Fenestraz (FRA) // Oliver Rowland (GBR)
  • NIO 333: Sérgio Sette Câmara (BRA) // Dan Ticktum (GBR)
  • Mahindra: Nyck de Vries (HOL) // Edoardo Mortara (SUI)
  • Porsche: A definir // A definir
  • Maserati: A definir // A definir
  • DS Penske: A definir // A definir
  • ABT Cupra: A definir // A definir

Tópicos relacionados