Maximilian Günther venceu neste domingo (4) a corrida 2 do E-Prix de Jacarta, a 11ª das 16 etapas da temporada 2022/2023 da Fórmula E. Foi a primeira vitória da Maserati com o nome atual, sucedendo a equipe Venturi desde 2022.
Com um desempenho competitivo ao longo do fim de semana, o alemão da Maserati conseguiu superar os principais concorrentes na prova. Jake Dennis (Andretti) e Mitch Evans (Jaguar) completaram o pódio, respectivamente em segundo e terceiro lugares.
Entre os brasileiros, apenas Lucas di Grassi (Mahindra) cruzou a linha de chegada, completando em 14º lugar. Sérgio Sette Câmara (NIO 333) teve problemas e não chegou a largar.
Wehrlein assume liderança do campeonato
A prova também foi motivo de comemoração para Pascal Wehrlein (Jaguar). Sexto colocado da prova, o alemão contou com uma combinação de resultados para assumir a liderança do campeonato.
Graças ao fim de semana em Jacarta, Wehrlein chegou a 134 pontos e reconquistou o primeiro lugar da temporada, contra 133 pontos de Jake Dennis. Nick Cassidy (Envision), que liderava, deixou de pontuar após sofrer um acidente com o próprio Wehrlein e seguiu com 128 pontos, na terceira posição.
Completando o Top 5 da temporada, Mitch Evans tem 100 pontos, enquanto Jean-Éric Vergne (DS Penske) contabiliza 97. Lucas di Grassi tem 18 e é o 16º, enquanto Sérgio Sette Câmara tem 10 pontos e ocupa o 19º lugar.
Günther de novo na pole
A exemplo do que rolou na corrida 1, Maximilian Günther conquistou a pole position da corrida 2 em Jacarta, mostrando evolução da Maserati.
Günther liderou o Grupo B na primeira fase, à frente do companheiro de equipe Edoardo Mortara. Depois, nos confrontos diretos, passou por Stoffel Vandoorne (DS Penske) nas quartas de final, pelo próprio Mortara nas semifinais e por Jake Dennis na final.
Os brasileiros voltaram a ter desempenhos discretos e foram eliminados ainda na primeira fase. Tanto Sérgio Sette Câmara quanto Lucas di Grassi disputaram o Grupo B das eliminatórias, e não conseguiram vagas no mata-mata.
Sette Câmara foi o oitavo da chave e ficou com o 15º lugar no grid de largada. Já Di Grassi terminou em décimo na primeira rodada e largou em 19º.
A corrida
A prova começou sem dois pilotos: Sérgio Sette Câmara e Sam Bird (Jaguar), que tiveram os carros recolhidos para os boxes por problemas antes mesmo da largada. Com a luz verde, Maximilian Günther conseguiu sustentar a liderança.
Na volta 4, Günther foi buscar o Modo Ataque do lado de fora da curva e caiu do primeiro para o terceiro lugar. Jake Dennis assumiu a liderança, com Mitch Evans em segundo. A partir daí, Evans e Günther passaram a disputar o segundo lugar.
O panorama da prova se manteve assim até a volta 20, quando Evans buscou o Modo Ataque. Günther era o segundo e aproveitou a oportunidade para assumir a liderança – agora, para não perder mais.
Também na volta 20, veio o lance que mudou a classificação do campeonato. Na disputa pela sexta colocação, Nick Cassidy perdeu a freada e acertou a traseira do carro de Pascal Wehrlein. O alemão seguiu intacto, mas o neozelandês levou a pior, rodando com danos no carro e caindo para as últimas posições.
Próxima corrida
A Fórmula E agora volta às pistas em 24 de junho, com o E-Prix de Portland.