O E-Prix de São Paulo de 2024 acontece neste sábado (16), no Circuito do Anhembi. Será a segunda vez da prova da Fórmula E no Brasil, após a edição de 2023. E você se lembra como foi a primeira prova por aqui?
Em 2023, a Jaguar foi a protagonista da corrida, com Mitch Evans em primeiro e Sam Bird em terceiro. Entre os dois, Nick Cassidy foi segundo com a Envision e completou o pódio.
A prova foi marcada por uma intensa disputa entre os três primeiros colocados nas últimas voltas, empolgando o público presente. Até a bandeirada, era impossível ter certeza de quem cruzaria a linha de chegada à frente da concorrência.
O resultado parecia embolar a briga pelo vice-campeonato. Pascal Wehrlein deixou o Anhembi isolado na liderança com 86 pontos, seguido de longe por quatro pilotos separados por quatro pontos: Jake Dennis (62), Nick Cassidy (61), Jean-Éric Vergne (60) e António Félix da Costa (58).
No fim, Dennis foi campeão da temporada com 229 pontos, à frente de Cassidy, com 199 – Wehrlein somou apenas 149 e terminou em quarto.
Como foi o E-Prix de São Paulo 2023
Os brasileiros começaram a disputa em São Paulo com o pé atrás. Na NIO 333, Sérgio Sette Câmara teve problemas na classificação e parou na pista, provocando uma bandeira vermelha. Na Mahindra, Lucas di Grassi vinha em busca de uma vaga no mata-mata, mas bateu. O mineiro largou em 16º, enquanto o paulista ficou com a 22ª colocação do grid.
Na largada, o pole position Stoffel Vandoorne (DS Penske) conseguiu sustentar a primeira posição, seguido por António Félix da Costa (Porsche) e Mitch Evans (Jaguar). No entanto, logo na terceira curva, dois acidentes simultâneos começaram a definir a prova: enquanto Edoardo Mortara (Maserati) passou reto, Norman Nato (Nissan) atingiu a traseira de René Rast (McLaren) e levou a pior, abandonando pouco depois.
Na abertura da segunda volta, a Maserati viu seu outro piloto quase se complicar, uma vez que Maximilian Günther perdeu o ponto de freada na curva 1 e passou reto. Enquanto isso, Vandoorne aproveitava para se proteger na liderança.
Mas a concorrência que vinha atrás não aliviou. Com uma estratégia certeira e aproveitando o modo ataque, Nick Cassidy (Envision), que havia largado do sexto, assumiu a liderança na volta 15.
Aí, o caçador virou caça: na volta 32, Mitch Evans (Jaguar) foi para cima de Nick Cassidy e assumiu a liderança. Cassidy, porém, seguiu atrás de Evans, em um duelo de neozelandeses, e tendo ainda Sam Bird (Jaguar) encostado em terceiro.
Disputa aberta até o fim. Na última volta, Cassidy vinha forte e tentou passar por fora, mas Evans se defendeu. Bird não aproveitou a oportunidade e ficou atrás dos dois. Assim, ao fim das 35 voltas, Mitch Evans venceu, com 0.284s de vantagem para Nick Cassidy e 0.507s para Sam Bird. Melhor para a Jaguar, com dois pilotos no pódio.
Os brasileiros completaram a prova, só que longe da zona de classificação. Enquanto Lucas di Grassi foi o 13º, Sérgio Sette Câmara cruzou a linha de chegada em 17º, mas ganhou uma posição após uma punição de 20 segundos a Dan Ticktum (NIO 333).
- Confira o resultado final do E-Prix de São Paulo 2023:
- Mitch Evans (NZL/Jaguar)
- Nick Cassidy (NZL/Envision)
- Sam Bird (GBR/Jaguar)
- António Félix da Costa (POR/Porsche)
- Jean-Éric Vergne (FRA/DS Penske)
- Stoffel Vandoorne (BEL/DS Penske)
- Pascal Wehrlein (ALE/Porsche)
- Jake Hughes (GBR/McLaren)
- René Rast (ALE/McLaren)
- Sébastien Buemi (SUI/Envision)
- Maximilian Günther (ALE/Maserati)
- André Lotterer (ALE/Andretti)
- Lucas di Grassi (BRA/Mahindra)
- Robin Frijns (HOL/ABT)
- Oliver Rowland (GBR/Mahindra)
- Sérgio Sette Câmara (BRA/NIO 333)
- Dan Ticktum (GBR/NIO 333)
Abandonaram a prova
- Nico Müller (SUI/ABT)
- Edoardo Mortara (SUI/Mahindra)
- Jake Dennis (GBR/Andretti)
- Sacha Fenestraz (FRA/Nissan)
- Norman Nato (FRA/Nissan)