Fórmula E

Fórmula E: primeiro E-Prix da história teve batida decisiva e vitória brasileira

Lucas di Grassi venceu o E-Prix de Pequim em 2014 após acidente entre líderes na última volta

Da redação

Lucas di Grassi (Audi ABT) vence E-Prix de Pequim 2014
FIA Fórmula E

A Fórmula E ainda era uma categoria exótica e olhada com desconfiança quando, em 13 de setembro de 2014, realizou sua primeira corrida. E as 25 voltas daquele E-Prix de Pequim ajudariam não apenas a consolidar a categoria, como ainda coroaria um de seus principais nomes: Lucas di Grassi, vencedor da prova e campeão da temporada 2016/2017 da F-E.

Ao todo, 20 pilotos estiveram em ação no primeiro E-Prix da história. Muitos deles, conhecidos do público graças a passagens recentes pela Fórmula 1: Nelsinho Piquet (ex-Renault, piloto da China Racing), Bruno Senna (ex-Hispania, Lotus e Williams, corria pela Mahindra), Jarno Trulli (corria pela Trulli GP após passar por Minardi, Prost, Jordan, Renault e Toyota, entre outras), Takuma Sato (da Amlin Aguri, ex-Jordan, BAR e Super Aguri), Karun Chandhok (na Mahindra após passar pela Hispania), Nick Heidfled (da Venturi, com passagens por Prost, Sauber e Williams no currículo), Charles Pic (ex-Marussia e Caterham, então na Andretti) e Sébastien Buemi (pela e.Dams Renault, ex-Toro Rosso), além do próprio Di Grassi (Audi Abt).

Na qualificação, a pole position ficou com Nicolas Prost, que marcou 1:42.200. Di Grassi veio logo atrás, em segundo, com Daniel Abt (Audi Abt) em terceiro. Nelsinho Piquet foi o nono do grid, enquanto Bruno Senna largou na 15ª colocação, beneficiado por punições a Michela Cerruti, Sébastien Buemi, Stéphane Sarrazin, Jarno Trulli e Ho-Pin Tung.

A corrida no Parque Olímpico de Pequim começou agitada, com Prost em primeiro e Di Grassi em segundo. Mais atrás, em disputa pela sétima posição, Charles Pic e Franck Montagny, companheiros de equipe na Andretti, chegaram a se tocar, mais sem danos graves – Pic ainda tocou a roda dianteira direita no muro, mas seguiu na pista. Bruno Senna, após um acidente ainda na primeira volta, abandonou.

Largada do E-Prix de Pequim em 2014 (Imagem: FIA Fórmula E)

Enquanto Jarno Trulli também abandonava na segunda volta com problemas de bateria, Franck Montagny ia ganhando posições e colava nos líderes. Lucas Di Grassi, superado por Nick Heidfeld, havia caído para terceiro. Nicolas Prost seguia em primeiro.

A perseguição de Heldfeld a Prost seguiu até a última volta. Foi então que tentou ultrapassar o rival, e tudo deu errado para ambos - o alemão encostou, botou para esquerda e acelerou, mas o francês tentou fechar a porta e os dois se tocaram. Tanto Heidfeld quanto Prost passaram reto, e o ex-F1 levou a pior: seu carro decolou e atingiu em cheio uma barreira de proteção. Felizmente, ambos escaparam ilesos.

“Acho que, com a velocidade em que ele estava, ele não tinha chances de fazer a curva. Eu brequei no meio pensando: ele não vai tentar nada estúpido. Mas ele tentou um pulo suicida. Eu fui para a direita, mas ele já tinha atingido minha roda e era tarde demais”, defendeu-se Prost. “Para que todo mundo saiba, estou bem – fisicamente. Poderia/iria/deveria ter vencido. Agora, não tenho nada”, protestou Heidfeld no Twitter.

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

Lucas di Grassi era terceiro até então, e viu a vitória cair no colo depois do acidente. Franck Montagny foi o segundo, enquanto Daniel Abt terminou em terceiro – o alemão, no entanto foi punido por exceder o limite de uso da bateria e caiu para décimo, promovendo o britânico Sam Bird (Virgin) ao pódio. Nelsinho Piquet, que seria o campeão da temporada, completou na oitava colocação.

“É ótimo ser o primeiro vencedor da Fórmula E, embora eu tenha que falar sobre o acidente na última curva. Ninguém quer vencer desta maneira, e eu estou feliz que Heidfeld esteja bem. O carro se mostrou muito seguro”, comemorou um preocupado Lucas di Grassi.

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