O E-Prix de Hiderabade já foi histórico por ser o primeiro realizado na Índia, mas foi mais especial ainda para Jean-Éric Vergne. O piloto da DS Penke venceu a corrida neste sábado (11) e conquistou a sua primeira vitória na temporada 2023 da Fórmula E. Bicampeão da categoria, o francês superou a pressão de Nick Cassidy na última volta para ganhar 25 pontos no campeonato de pilotos.
Nick Cassidy, da Envision Racing, e António Felix da Costa, da Tag Heuer Porsche, completaram o pódio no E-Prix de Hiderabade. O brasileiro Sérgio Sette Câmara terminou a corrida em quinto e garantiu oito pontos, seus primeiros na temporada da Fórmula E. Já Lucas Di Grassi foi punido no final da corrida e ficou apenas em 14º, não pontuando na Índia.
A corrida
Mitch Evans, da Jaguar, assumiu a pole position no treino de classificação e largou bem no início da corrida. Jean-Éric Vergne, sempre nas primeiras colocações, esteve em busca do neozelandês ao longo da corrida. Lucas Di Grassi se destacou e ganhou muitas posições no E-Prix de Hiderabade.
Quando a corrida parecia tranquila para Mitch Evans, o piloto da Jaguar recebeu um balde de água fria do seu próprio companheiro. Sam Bird errou na curva e acertou o líder da prova, que abandonou a corrida. A equipe britânica terminou a corrida sem pontuar por conta do incidente.
O E-Prix de Hiderabade também foi ruim para a McLaren. Jake Hughes abandonou a corrida após bater no muro. Seu companheiro René Rast também não completou a prova após se envolver em acidente com Jake Dennis, vice-líder do campeonato de pilotos da Fórmula E.
Com apenas 1% de energia nas últimas curvas, Jean-Éric Vergne conseguiu resistir à pressão de Nick Cassidy para ser o primeiro colocado do E-Prix de Hiderabade. Além de Cassidy, a Envision Racing também colocaria Sébastian Buemi no pódio, mas o piloto suíço foi punido e terminou a corrida apenas na 15ª posição. Nono na classificação, Pascal Wehrlein, líder da Fórmula E, chegou a cair para a 15ª colocação, mas se recuperou bem e ficou em quarto lugar.
Veja o resultado final do E-Prix de Hiderabade:
- 1- Jean-Éric Vergne - DS Penke
- 2 - Nick Cassisdy - Envision Racing
- 3 - António Félix da Costa - TAG Heuer Porsche
- 4 - Pascal Wehrlein - TAG Heuer Porsche
- 5 - Sérgio Sette Câmara - NIO 333 Racing
- 6 - Oliver Rowland - Mahindra Racing
- 7 - Norman Nato - Nissan
- 8 - Stoffel Vandoorne - DS Penke
- 9 - André Lotterer - Avalanche Andretti
- 10 - Edoardo Mortara - Maserati Racing
- 11 - Nico Müller - ABT Cupra
- 12 - Sasha Fenestraz - Nissan
- 13 - Maximilian Günther - Maserati Racing
- 14 - Lucas Di Grassi - Mahindra Racing
- 15 - Sébastian Buemi - Envision Racing
- 16 - Jake Dennis - Avalanche Andretti
- NC - Nick Tictum - NIO 333 Racing
- NC - Jake Hughes - McLaren
- NC - Mitch Evans - Jaguar TCS
- NC - Kelvin Van der Linde - ABT Cupra
- NC - Sam Bird - Jaguar TCS
- NC - René Rast - McLaren