Pascal Wehrlein venceu nesta sexta-feira (27) a primeira corrida da rodada dupla do E-Prix de Diriyah, a segunda etapa da temporada 2022/2023 da Fórmula E.
Com um desempenho competitivo, o alemão da Porsche precisou segurar no fim a pressão de Jake Dennis, que foi segundo. Sam Bird, da Jaguar, completou o pódio na terceira posição.
Entre os brasileiros, desempenhos discretos: Lucas di Grassi (Mahindra) foi apenas o 13º colocado, enquanto Sergio Sette Câmara (NIO 333) foi o 15º.
Buemi faz a pole
A pole position da etapa ficou com Sebastien Buemi, da Envision. No mata-mata, o suíço passou por Mitch Evans (Jaguar) nas quartas e Sam Birdnas semifinais. Na final, levou a melhor sobre Jake Hughes (McLaren), que ficou com o segundo lugar no grid.
Entre os brasileiros, Lucas di Grassi ficou com o sétimo lugar, enquanto Sergio Sette Câmara originalmente foi o 11º, mas perdeu três posições após uma punição e largou da 14ª posição.
A corrida
Logo na largada, António Félix da Costa (Porsche) foi tocado, o que provocou uma quebra no carro do português e a entrada do safety car. Quando os pilotos relargaram, Buemi conseguiu se manter à frente de Hughes e Bird, os três primeiros.
Mas Bird cresceu ainda no começo da prova, assumiu a liderança na sétima volta e deixou Buemi e Hughes brigando entre si pelo segundo lugar. Hughes ainda viu a concorrência crescer no fim da prova e caiu para o quinto lugar, permitindo que Pascal Wehrlein assumisse o terceiro lugar.
Na volta 22, Buemi abriu demais e permitiu que Wehrlein assumisse o segundo lugar. E como um rendimento melhor, o alemão pressionou Bird até passar – o que aconteceu na volta 30. Quatro voltas depois, em ascensão, Jake Dennis mostrou crescimento e tomou do compatriota da Jaguar o terceiro lugar.
Classificação: Dennis x Wehrlein
O resultado deixou Wehrlein e Dennis encostados na briga pelo primeiro lugar da temporada.
Dennis, com uma vitória (México) e um segundo lugar (Arábia Saudita), tem 44 pontos, graças à volta mais rápida na primeira prova do ano. Wehrlein, com uma vitória (Arábia) e um segundo lugar (México), soma 43 pontos.
Buemi é o terceiro, com 23. Logo atrás, vêm Di Grassi (18) e Bird (15).
E agora?
Os pilotos voltam à pista neste sábado (28) para a terceira etapa da temporada, a segunda da rodada dupla na Arábia Saudita. A classificação começa às 9h30 e a corrida rola a partir das 13h45 (horários de Brasília), com cobertura especial do Grupo Bandeirantes de Comunicação