António Félix da Costa venceu neste sábado (25) o E-Prix da Cidade do Cabo, a quinta etapa da temporada 2022/2023 da Fórmula E.
O português da Porsche largou apenas na 11ª posição, mas teve um desempenho consistente e contou com uma prova de recuperação para chegar às últimas voltas brigando entre os líderes. No fim, ultrapassou Jean-Eric Vergne (DS Penske), defendeu-se do francês e assegurou o primeiro lugar.
Vergne ficou com o segundo lugar, enquanto Nick Cassidy (Envision) completou o pódio em terceiro. Sérgio Sette Câmara (NIO 333), único brasileiro na prova, largou em 16º e completou a prova em 12º, sem pontuar.
Pela primeira vez na pole
A etapa sul-africana teve um pole position inédito: pela primeira vez, Sacha Fenestraz largou na primeira posição da categoria.
No mata-mata, o francês da Nissan passou por Jean-Eric Vergne nas quartas de final, eliminou Nick Cassidy nas semifinais e venceu a Maserati de Maximilian Günther na final. No rádio, Fenestraz era só alegria ao conquistar a posição de honra.
Cinco pilotos fora da corrida
Duas das 11 equipes do grid anunciaram já no sábado que ficariam fora tanto da classificação quanto da corrida: a Mahindra e a Abt Cupra.
O time indiano, dos pilotos Lucas di Grassi e Oliver Rowland, decidiu se afastar após constatar uma quebra da suspensão traseira do carro do brasileiro ainda nos treinos. Assim, por segurança, encerrou mais cedo a participação na etapa.
A Abt Cupra, que usa o powertrain da Mahindra, também decidiu ficar fora. O time alemão conta com os pilotos Kelvin van der Linde e Nico Müller.
Além do quarteto, Sam Bird também ficou fora. O britânico da Jaguar bateu forte na classificação, e não houve tempo hábil para que a equipe arrumasse o carro.
A corrida
Durante boa parte da prova, três pilotos se revezaram entre as três primeiras colocações: Sacha Fenestraz, Maximilian Günther e Nick Cassidy. No entanto, apenas Nicky Cassidy conseguiu terminar entre os líderes.
Günther abandonou na volta 20 (de um total de 30), quando era terceiro. O alemão bateu sozinho, quebrou e precisou parar.
Enquanto isso, Jean-Eric Vergne e António Félix da Costa vinham ganhando posições, assumindo as duas primeiras colocações. Na penúltima volta, o português deu o bote, tomou a liderança e conseguiu se proteger, garantindo a vitória.
Fenestraz, então terceiro, bateu no fim e despencou na classificação, terminando apenas em 14º. Melhor para Nick Cassidy, que garantiu o terceiro lugar.
René Rast (McLaren) foi o quarto, com Sébastien Buemi (Envision) em quinto. O suíço fez boa prova de recuperação depois de ser atingido por Pascal Wehrlein (Jaguar) logo no início da prova. O alemão levou a pior e abandonou.
Classificação
Mesmo sem pontuar, Pascal Wehrlein segue líder da classificação da temporada, com 80 pontos. Jake Dennis (Avalanche Andretti), que foi 13º e também zerou, é vice-líder com 62.
Vergne é o terceiro, com 50 pontos, enquanto Félix da Costa tem 46 e é o quarto. Nick Cassidy completa o Top 5 com 43.
Os brasileiros mantiveram as pontuações. Lucas di Grassi, com 18, é o 10º colocado. Sérgio Sette Câmara, com 10, é o 15º colocado.
Próxima etapa
A Fórmula E volta às pistas em março para o E-Prix de São Paulo. A etapa acontece nos dias 24 e 25 de março, no circuito do Anhembi. Os ingressos já estão à venda.