Caio Collet venceu neste sábado (29) a corrida sprint da etapa de Spa-Francorchamps (Bélgica) da Fórmula 3. Com um desempenho competitivo desde o começo, o brasileiro da Van Amersfoort conquistou a primeira vitória em 2023, a terceira pela categoria. Taylor Barnard (Jenzer) e Paul Aron (Prema) completam o pódio.
Os outros brasileiros do grid ficaram distantes das primeiras posições. Gabriel Bortoleto (Trident) abandonou na nona volta - de um total de 12 - após um acidente provocado por Dino Beganovic (Prema). Já Roberto Faria (PHM Racing by Charouz) foi o 18º colocado.
Os pilotos voltam à pista neste domingo (30) para a corrida principal da etapa de Spa. A largada está marcada para as 3h30 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo da Band e do Band.com.br.
Classificação da Fórmula 3
As três entradas de safety car em 12 voltas provocaram um cenário inusitado: não houve distribuição de pontos, já que não houve a quantidade mínima de corrida sob bandeira verde.
Desta forma, Gabriel Bortoleto mantém boa vantagem na liderança do campeonato: 144 pontos, contra 102 de Pepe Martí (Campos) e 101 de Zak O’Sullivan (Prema). Caio Collet, que iria para 51 pontos, permaneceu com 40. O brasileiro da Trident precisa terminar o fim de semana com 40 pontos de vantagem para ser campeão.
Classificação da F3 após a corrida sprint da etapa de Spa-Francorchamps:
- 1. Gabriel Bortoleto (BRA/Trident): 144 pontos
- 2. Pepe Martí (ESP/Campos): 102 pontos
- 3. Zak O’Sullivan (GBR/Prema): 101 pontos
- 4. Paul Aron (EST/Prema): 94 pontos
- 5. Dino Beganovic (SUE/Prema): 94 pontos
- 11. Caio Collet (BRA/Van Amersfoort Racing): 40 pontos
- 30. Roberto Faria (BRA/PHM by Charouz): 0 ponto
Corrida marcada por acidentes
Collet largou da quarta posição, mas assumiu a liderança logo na primeira volta. Ainda na primeira volta, um acidente entre Sebastián Montoya (Hitech) e Rafael Villagomez (Van Amersfoort) provocou um primeiro safety car.
Veio a relargada na terceira volta, com mais uma batida. Desta vez, Pepe Martí rodou após se tocar com Gabriele Minì (Hitech) e saiu da pista; na volta, acertou Ido Cohen (Rodin Carlin), provocando mais uma entrada do carro-madrinha.
Na sétima volta, com mais uma relargada, Caio Collet manteve a liderança, à frente de Taylor Barnard e Paul Aron. Na volta nove, mais atrás, Gabriel Bortoleto foi para cima de Dino Beganovic (Prema) para tomar a nona posição; no entanto, o sueco travou os freios na curva 1, tocando a asa dianteira no pneu traseiro esquerdo do brasileiro.
Com danos no carro após o incidente, Bortoleto precisou abandonar, provocando um terceiro safety car. Desta vez, a medida de segurança precisou ficar na pista até a bandeira quadriculada. Assim, Collet conquistou a vitória, com Barnard em segundo e Aron em terceiro. Zak O'Sullivan (Prema) foi o quarto.