Fórmula 3

Gabriel Bortoleto vence em Melbourne e amplia vantagem na liderança da Fórmula 3

Brasileiro soma duas vitórias em quatro corridas e abre 20 pontos de vantagem na primeira posição do campeonato

Da redação

O brasileiro Gabriel Bortoleto, da equipe Trident, voltou a vencer na temporada 2023 da Fórmula 3. Desta vez, na corrida principal da etapa de Melbourne (Austrália), a segunda do ano na categoria.

Com os resultados do final de semana, o piloto paulista amplia a vantagem na liderança da classificação. Com 58 pontos, tem 20 de vantagem para o vice-líder, o suíço Grégoire Saucy (ART Grand Prix), que foi segundo na corrida principal no Albert Park e chegou a 38.

Os demais brasileiros do grid, no entanto, não pontuaram no fim de semana. Caio Collet (Van Amersfoort) é o 13º colocado, com oito pontos, enquanto Roberto Faria (PHM Racing by Charouz), ainda zerado, é o 28º.

Colapinto vence corrida sprint, mas é desclassificado

Sebastian Montoya (Hitech) largou da pole position na corrida sprint, mas passou a sofrer pressão logo no início. Na quinta volta, conseguiu se proteger de Luke Browning (Hitech), que levou a pior, voou após um toque e ficou para trás. Na sexta volta, porém, não teve jeito: o argentino Franco Colapinto (MP Motorsport) atacou e conquistou o primeiro lugar.

Montoya ainda segurou o segundo lugar até as voltas finais. No entanto, na 18ª volta (de um total de 20), Zak O’Sullivan (Prema) tomou a posição após uma disputa bastante parelha. No fim, Colapinto venceu, com O’Sullivan em segundo e Montoya em terceiro.

Seria a primeira vitória de Franco Colapinto na F3 em 2023. No entanto, uma inspeção pós-corrida apontou infrações nos três carros da equipe MP Motorsport. O argentino acabou desclassificado, assim como os companheiros Mari Boya e Jonny Edgar.

Zak O’Sullivan herdou a vitória, com Sebastian Montoya em segundo e Paul Aron (Prema) completando o novo pódio na terceira posição. Gabriel Bortoleto foi o sexto.

Bortoleto segura pressão e vence corrida principal

Protagonistas da corrida sprint, Colapinto e Montoya abandonaram a corrida principal logo na primeira volta. O colombiano se envolveu em um acidente com Christian Mansell (Campos), enquanto o argentino teve uma quebra na suspensão dianteira depois de ser tocado.

Gabriel Bortoleto liderou desde a largada. No entanto, no fim, levou pressão de Grégoire Saucy, que chegou a andar a menos de um segundo do brasileiro – que, mesmo assim, segurou a pressão.

No fim, Gabriel Bortoleto venceu, com Grégoire Saucy em segundo. O italiano Gabriele Mini (Hitech) completou o pódio.

Classificação da temporada da Fórmula 3 após duas etapas

  • 1. Gabriel Bortoleto (BRA/Trident): 58 pontos
  • 2. Grégoire Saucy (SUI/ART Grand Prix): 38 pontos
  • 3. Dino Beganovic (SUE/Prema): 32 pontos
  • 4. Gabriele Mini (ITA/Hitech): 28 pontos
  • 5. Oliver Goethe (ALE/Trident): 23 pontos
  • 13. Caio Collet (BRA/Van Amersfoort): 8 pontos
  • 28. Roberto Faria (BRA/PHM Racing by Charouz): 0 pontos

Próxima etapa da Fórmula 3

Agora, a Fórmula 3 volta às pistas na terceira etapa da temporada, em Ímola (Itália). As corridas acontecem nos dias 20 (sprint) e 21 de maio (principal). A temporada tem dez etapas.

Tópicos relacionados