Fórmula 3

F3: Barnard vence 2ª corrida da Bélgica, e decisão do título fica para a Itália

Gabriel Bortoleto zerou no fim de semana, mas lidera com 38 pontos de vantagem

Da redação

Taylor Barnard superou Christian Mansell e venceu em Spa-Francorchamps
Taylor Barnard superou Christian Mansell e venceu em Spa-Francorchamps
Fórmula 3

Taylor Barnard (Jenzer) venceu neste domingo (30) a corrida principal da etapa de Spa-Francorchamps (Bélgica) da temporada 2023 da Fórmula 3. Os resultados do dia adiaram a decisão do título para a última etapa do ano.

Líder do campeonato, Gabriel Bortoleto (Trident) foi o 11º colocado da prova e não pontuou. Entre os demais brasileiro, Caio Collet (Van Amersfoort Racing) teve um desempenho competitivo e cruzou a linha de chegada no quinto lugar. Roberto Faria (PHM Racing by Charouz) não completou.

Agora, os pilotos voltam à pista para a etapa de Monza (Itália), a última das nove rodadas duplas de 2023. A corrida sprint acontece em 2 de setembro, enquanto a corrida principal está marcada para o dia 3 de setembro.

Classificação da Fórmula 3

A etapa de Spa-Francorchamps deixou apenas três pilotos na briga pelo título da F3. Gabriel Bortoleto não pontuou na Bélgica, mas permanece com 144 pontos. O estoniano Paul Aron (Prema), com 106, é o vice-líder. Pepe Martí (Campos) é o terceiro com 105.

Entre os demais brasileiros, Caio Collet chegou a 61 pontos e é o décimo colocado. Já Roberto Faria segue sem pontuar, na 30ª colocação.

Vale destacar que a FIA (Federação Internacional de Automobilismo), que havia decidido não distribuir os pontos da corrida sprint do sábado (29), reverteu a decisão neste domingo.

A corrida

A largada foi realizada depois de voltas atrás do safety car, por medida de segurança diante do asfalto molhado. Logo na primeira volta, Paul Aron saiu da 11ª posição, escalou o pelotão e chegou à liderança, ultrapassando o pole position Pepe Martí. Gabriel Bortoleto caiu do 15º para o 21º lugar.

O acidente de Oliver Goethe (Trident) na quarta volta provocou a volta do safety car. Sob o carro-madrinha, Roberto Faria rodou e abandonou. Com as condições de pista ainda instáveis, Paul Aron foi para os boxes trocar pneus, ficando para trás.

Com a parada do estoniano, Taylor Barnard assumiu a liderança, à frente de Christan Mansell (Campos), Nikita Bedrin (Jenzer) e Alejandro Garcia (Jenzer). A relargada veio na oitava volta, dando início a uma intensa disputa entre Barnard e Mansell.

Mais atrás, Gabriel Bortoleto ia colecionando posições, chegando à última volta em 11º. O brasileiro ainda tentou ultrapassar Franco Colapinto (MP Motorsport), mas o argentino não cedeu e garantiu a última vaga na zona de pontuação. O brasileiro terminou com a volta mais rápida, mas sem pontuar.

Mais à frente, Caio Collet aproveitou o ritmo oferecido pelos pneus e ganhou duas posições na última volta, chegando em quinto com uma vantagem pequena para Sebastian Montoya (Hitech), o sexto. A alemã Sophia Floersch (PHM Racing by Charouz) também foi ultrapassada por Collet, mas cruzou em sétimo lugar e se tornou a primeira mulher a somar pontos na história da Fórmula 3. Paul Aron foi o oitavo.

Tópicos relacionados