O circuito de Silverstone foi palco de etapas da Fórmula 2 e da Fórmula 3 no final de semana. E os brasileiros presentes nas duas categorias tiveram motivos para comemorar.
Na Fórmula 3, Gabriel Bortoleto (Trident) conquistou mais um pódio e manteve a liderança tranquila no campeonato. Já Caio Collet (Van Amersfoort) somou um quarto lugar, depois de dois pódios na etapa do Red Bull Ring. Roberto Faria (PHM by Charouz) ainda busca os primeiros pontos.
Na corrida sprint, os brasileiros se beneficiaram de um acidente entre Sebastián Montoya (Hitech) e Taylor Barnard (Jenzer) a cinco voltas para o fim. Franco Colapinto (MP Motorsport) assumiu a liderança e manteve a posição até o fim. Bortoleto veio em segundo, com Collet em quarto. Faria foi o 27º colocado.
Os resultados na corrida principal foram mais discretos: Bortoleto foi o quinto, com Collet em 15º. Faria abandonou a seis voltas para o fim, após um acidente. A prova terminou com dobradinha da Tridente: Oliver Goethe em primeiro, Leonardo Fornaroli em segundo. O espanhol Pepe Martí (Campos) completou o pódio.
Com os resultados, Gabriel Bortoleto segue na liderança da temporada da F3, faltando apenas três etapas para o fim do campeonato. Confira a classificação:
- 1. Gabriel Bortoleto (BRA/Trident): :128 pontos
- 2. Pepe Martí (ESP/Campos): 91 pontos
- 3. Gabriele Minì (ITA/Hitech): 77 pontos
- 4. Paul Aron (EST/Prema): 77 pontos
- 5. Dino Beganovic (SUE/Prema): 75 pontos
- 11. Caio Collet (BRA/Van Amersfoort Racing): 42 pontos
- 30. Roberto Faria (BRA/PHM Racing by Charouz): 0 ponto
Enzo soma pontos na F2
Na etapa da Fórmula 2, Enzo Fittipaldi (Rodin Carlin) teve um desempenho competitivo e somou pontos nas duas corridas do fim de semana.
Na corrida sprint, o único brasileiro do grid foi o quarto colocado, mesma posição em que largou. Ao longo da prova, protagonizou uma disputou intensa com o francês Victor Martins (ART Grand Prix), que terminou em sétimo. Frederik Vesti (Prema) venceu, com Théo Pourchaire (ART Grand Prix) em segundo e Jack Doohan (Virtuosi) em terceiro.
Já na prova principal, Enzo largou em sexto e chegou a entrar na briga por um pódio, mas acabou em oitavo lugar - mais tarde, com uma punição a Oliver Bearman (Prema), foi promovido à sétima posição. Desta vez, Victor Martins venceu, com Zane Maloney (Rodin Carlin) em segundo e Théo Pourchaire completando o pódio.
Confira a classificação da temporada da Fórmula 2:
- 1. Frederik Vesti (DIN/Prema): 135 pontos
- 2. Théo Pourchaire (FRA/ART Grand Prix): 129 pontos
- 3. Ayumu Iwasa (JAP/DAMS): 111 pontos
- 4. Oliver Bearman (GBR/Prema): 92 pontos
- 5. Victor Martins (FRA/ART Grand Prix): 88 pontos
- 8. Enzo Fittipaldi (BRA/Rodin Carlin): 68 pontos