Zhou espanta má fase e volta a pontuar com melhor resultado da carreira na F1

Chinês da Alfa Romeo foi o oitavo colocado no GP do Canadá

Da redação

Guanyu Zhou (Alfa Romeo) no GP do Canadá 2022
Alfa Romeo Orlen

Guanyu Zhou estreou na Fórmula 1 com o décimo lugar no Grande Prêmio do Bahrein, somando um ponto logo em sua primeira corrida. No entanto, o que poderia servir para enterrar a desconfiança causada pela fraca pré-temporada da Alfa Romeo logo se tornou motivo para mais incerteza.

Nas sete corridas que se seguiram, o desempenho de Zhou foi ficando mais e mais para trás. O chinês foi 11º na Arábia Saudita e na Austrália, 15º na Emilia-Romagna e 16º em Mônaco. Além disso, abandonou as provas em Miami, Espanha e Azerbaijão.

Ao mesmo tempo, Valtteri Bottas colecionava bons resultados. Companheiro de Zhou na Alfa Romeo, o finlandês somou pontos em seis das oito primeiras corridas do ano, com direito a um quinto lugar em Ímola.

Mas quando parecia que o décimo lugar no Bahrein seria uma exceção, Guanyu Zhou voltou a mostrar um resultado competitivo. No Grande Prêmio do Canadá, largou em décimo lugar e chegou em nono. De quebra, ainda ganhou uma posição após uma punição ao espanhol Fernando Alonso, conquistando o oitavo lugar e somando quatro pontos.

“Foi um bom final de semana para mim e para a equipe, e estou muito feliz com o oitavo lugar, meu melhor resultado na Fórmula 1 até aqui. Fizemos tudo certo na pista e com a estratégia”, comemorou Zhou.

“Tivemos um progresso limpo e rápido no fim de semana. Tiramos tudo que podíamos e atingimos o máximo potencial do carro. Terminar entre os dez primeiros depois de uma sequência frustrante de corridas é uma ótima recompensa. Eu obviamente não tinha muita experiência nesta pista, mas conseguimos fazer um bom trabalho em condições adversas ontem (sábado), e hoje (domingo) tivemos um ritmo forte. Eu sabia que poderíamos lutar por pontos, e assim o fizemos”, completou.

Com o oitavo lugar de Guanyu Zhou, somado ao sétimo lugar de Valtteri Bottas, a Alfa Romeo deixou o Canadá com 10 pontos a mais, totalizando 51 pontos. O time é o sexto colocado no Mundial de pilotos, a apenas seis da Alpine. A AlphaTauri, com 27, é sétima.

Na equipe operada pela Sauber, o fim de semana é motivo de comemoração. “Conseguimos um bom resultado como equipe e podemos estar felizes com nosso desempenho. Tanto Valtteri quando Zhou executaram bem suas corridas e conseguiram terminar com pontos, o que é uma boa recompensa depois de alguns finais de semana duros”, exaltou o chefe de equipe Frédéric Vasseur.

Notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.