Zhou espanta má fase e volta a pontuar com melhor resultado da carreira na F1

Chinês da Alfa Romeo foi o oitavo colocado no GP do Canadá

Da redação

Guanyu Zhou (Alfa Romeo) no GP do Canadá 2022 Alfa Romeo Orlen
Guanyu Zhou (Alfa Romeo) no GP do Canadá 2022
Alfa Romeo Orlen

Guanyu Zhou estreou na Fórmula 1 com o décimo lugar no Grande Prêmio do Bahrein, somando um ponto logo em sua primeira corrida. No entanto, o que poderia servir para enterrar a desconfiança causada pela fraca pré-temporada da Alfa Romeo logo se tornou motivo para mais incerteza.

Nas sete corridas que se seguiram, o desempenho de Zhou foi ficando mais e mais para trás. O chinês foi 11º na Arábia Saudita e na Austrália, 15º na Emilia-Romagna e 16º em Mônaco. Além disso, abandonou as provas em Miami, Espanha e Azerbaijão.

Ao mesmo tempo, Valtteri Bottas colecionava bons resultados. Companheiro de Zhou na Alfa Romeo, o finlandês somou pontos em seis das oito primeiras corridas do ano, com direito a um quinto lugar em Ímola.

Mas quando parecia que o décimo lugar no Bahrein seria uma exceção, Guanyu Zhou voltou a mostrar um resultado competitivo. No Grande Prêmio do Canadá, largou em décimo lugar e chegou em nono. De quebra, ainda ganhou uma posição após uma punição ao espanhol Fernando Alonso, conquistando o oitavo lugar e somando quatro pontos.

“Foi um bom final de semana para mim e para a equipe, e estou muito feliz com o oitavo lugar, meu melhor resultado na Fórmula 1 até aqui. Fizemos tudo certo na pista e com a estratégia”, comemorou Zhou.

“Tivemos um progresso limpo e rápido no fim de semana. Tiramos tudo que podíamos e atingimos o máximo potencial do carro. Terminar entre os dez primeiros depois de uma sequência frustrante de corridas é uma ótima recompensa. Eu obviamente não tinha muita experiência nesta pista, mas conseguimos fazer um bom trabalho em condições adversas ontem (sábado), e hoje (domingo) tivemos um ritmo forte. Eu sabia que poderíamos lutar por pontos, e assim o fizemos”, completou.

Com o oitavo lugar de Guanyu Zhou, somado ao sétimo lugar de Valtteri Bottas, a Alfa Romeo deixou o Canadá com 10 pontos a mais, totalizando 51 pontos. O time é o sexto colocado no Mundial de pilotos, a apenas seis da Alpine. A AlphaTauri, com 27, é sétima.

Na equipe operada pela Sauber, o fim de semana é motivo de comemoração. “Conseguimos um bom resultado como equipe e podemos estar felizes com nosso desempenho. Tanto Valtteri quando Zhou executaram bem suas corridas e conseguiram terminar com pontos, o que é uma boa recompensa depois de alguns finais de semana duros”, exaltou o chefe de equipe Frédéric Vasseur.

Notícias

Carregar mais