Zandvoort aprova 'imposto de entretenimento' para o GP da Holanda de F1

Válida a partir de 2024, taxa cobrirá despesas públicas com recolhimento de lixo e fluxo de trânsito

Da redação

A cidade de Zandvoort, que recebe o Grande Prêmio da Holanda de Fórmula 1, aprovou nesta segunda-feira (17) a cobrança de um imposto de entretenimento para frequentadores de grandes eventos – inclusive a prova de F1.

A tarifa será adotada a partir de 2024 como compensação para os investimentos locais e para o impacto causado pelos eventos. A taxa será aplicada para espetáculos e cerimônias que atraiam a partir de 10 mil visitantes por dia na cidade, cuja população fixa é de 17,5 mil habitantes.

Segundo as autoridades de Zandvoort, a cidade investe cerca de 800 mil euros em custos extras a cada edição do Grande Prêmio da Holanda – as despesas incluem recolhimento do lixo e alteração do tráfego, entre outras questões. O jornal De Telegraaf informa que a cobrança representará um aumento de 3 euros por ingresso para a prova a partir de 2024.

A medida enfrentou resistência por parte de partidos e dirigentes esportivos. Em junho, o diretor do circuito local, Robert van Overdijk, adotou uma postura conformada.

“Se esse imposto for introduzido, teremos que engoli-lo”, reconheceu, ainda de acordo com o De Telegraaf. “Não concordamos, porque acreditamos na verdade que estamos trazendo muito dinheiro (à cidade) com este evento, e o município pode viver disso nos próximos anos”, argumentou.

Notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.