Esporte

Williams afasta Logan Sargeant e terá Franco Colapinto como titular até o fim de 2024

Argentino assume a vaga do norte-americano a partir do GP da Itália

Da redação

Williams afasta Logan Sargeant e terá Franco Colapinto como titular até o fim de 2024
Williams Racing

A Williams anunciou nesta terça-feira (26) o afastamento de Logan Sargeant, que era titular do time desde o começo da temporada 2023 da Fórmula 1. O argentino Franco Colapinto assume a vaga do norte-americano já a partir do Grande Prêmio da Itália deste final de semana.

Apesar do afastamento, a Williams informou que Sargeant permanecerá vinculado à equipe e receberá apoio para dar sequência à carreira. O norte-americano já havia ficado sem vaga no time em 2025, quando Alexander Albon e Carlos Sainz serão os titulares.

“Substituir um piloto no meio da temporada não é uma decisão leve para nós, mas acreditamos que isto dará à Williams a melhor chance de competir por pontos no restante da temporada. Trouxemos uma grande atualização ao carro e precisamos otimizar toda oportunidade de somar pontos em uma briga equilibrada no pelotão intermediário”, justificou o chefe de equipe da Williams, James Vowles.

“Sem dúvidas, isto é duro pra Logan, que deu tudo que podia durante seu trabalho com a Williams, e nós queremos agradecê-lo pelo trabalho duro e por sua mentalidade positiva. Logan segue sendo um piloto talentoso, e nós daremos apoio para que ele continue sua carreira no futuro", completou.

Desde que estreou na F1, Sargeant somou apenas um ponto, graças ao décimo lugar no GP dos EUA de 2023. Em 2024, vinha pressionado pelos maus resultados, e se complicou após o acidente sofrido no terceiro treino livre do GP da Holanda.

A partir daí, os rumores a respeito de uma substituição ganharam força. Os nomes de Liam Lawson e Mick Schumacher apareciam como favoritos, enquanto Franco Colapinto corria por fora ao lado do brasileiro Felipe Drugovich.

Argentina volta ao grid da F1 após mais de 20 anos

Franco Colapinto será o primeiro piloto argentino no grid da Fórmula 1, quando Gastón Mazzacane correu pela Prost. Será também o segundo piloto do país na história da Williams, que teve Carlos Reutemann entre 1980 e 1982.

“É uma honra fazer minha estreia na Fórmula 1 com a Williams”, comemorou o argentino. “Esta equipe tem uma história incrível e uma missão, da qual eu mal posso esperar para fazer parte: voltar ao pelotão da frente. Chegar à F1 no decorrer da temporada será uma enorme curva de aprendizado, mas estou disposto ao desafio, e estou concentrado em trabalhar o máximo que puder com Alex e com a equipe para que seja um sucesso”, completou.

Colapinto é integrante da academia de formação de pilotos da Williams desde 2023. Desde então, pilotou com a equipe na F1 nos testes de pós-temporada de 2023 e no primeiro treino livre do GP da Inglaterra de 2024. Neste período, foi quarto colocado da Fórmula 3 em 2023, chegando à Fórmula 2 no mesmo ano.

Para James Vowles, a promoção de Colapinto reforça a filosofia da Williams de apostar nos pilotos formados pela equipe. “Franco está tendo uma oportunidade fantástica de demonstrar que do que é capaz nas últimas nove etapas da temporada”, disse o chefe de equipe da Williams. “Sei que Franco tem muita velocidade e um potencial imenso, e estamos ansiosos para ver o que ele pode fazer na Fórmula 1.” 

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais