O segundo treino livre do GP da Holanda de Fórmula 1, nesta sexta-feira (25), teve duas batidas. Oscar Piastri, da McLaren, errou e bateu na curva 3. Em seguida, Daniel Ricciardo, da AlphaTauri, atingiu as barreiras de proteção no mesmo ponto. Assista no vídeo acima.
Após o acidente, Ricciardo foi para o centro médico e deixou o local com o braço imobilizado. Exames mais detalhados confirmaram uma fratura na mão esquerda. Com isso, o australiano não terá condições para correr no domingo (27).
Um raio-x confirmou que ele [Ricciardo] sofreu uma fratura na mão esquerda, e esta lesão não o permite continuar com suas funções. Ele será substituído pelo piloto reserva da equipe, Liam Lawson, até o final deste fim de semana. A equipe deseja tudo de melhor e uma recuperação rápida - AlphaTauri.
Conforme imagens da transmissão, Ricciardo tentava fazer a curva aberta e, ao ver Piastri parado, desacelerou. Na tentativa de desviar do compatriota, acertou as barreiras à direita em vez de atingir o carro do piloto da McLaren.
Assim como antecipou a repórter Mariana Becker, da Band, Liam Lawson vai substituir Ricciardo na Holanda. O neozelândes é reserva da Red Bull e da AlphaTauri e está em Zandvoort. A AlphaTauri chegou a cogitar a possibilidade de utilizar Nyck de Vries, dispensado da equipe em 11 de julho deste ano.
Se Piastri não teve sorte, Lando Norris foi bem no segundo treino livre. O piloto da McLaren foi o mais rápido da sessão, com 1:11.330.
Horas antes, Max Verstappen começou a programação do GP da Holanda com o ‘pé direito’, liderando o primeiro treino livre do fim de semana. O holandês da Red Bull teve participação discreta ao longo da sessão, mas, a oito minutos para o fim, marcou 1:11.852 e assegurou a primeira colocação.