Lewis Hamilton pilotou no Autódromo de Interlagos na manhã deste domingo (3) a McLaren MP4/5B utilizada por Ayrton Senna no título de 1990 da Fórmula 1.
A homenagem, que inicialmente aconteceria neste sábado (2), foi adiada devido às fortes chuvas em Interlagos, que impediram a realização da classificação para o GP de São Paulo.
A ginasta Rebecca Andrade deu uma bandeirada simbólica para Hamilton. Hamilton então pegou uma bandeira do Brasil e deu uma volta da vitória, repetindo o gesto imortalizado por Senna após suas conquistas.
Ao sair do carro, o britânico se ajoelhou em frente ao carro, em gesto de reverência.
A ação aconteceria inicialmente neste sábado, assim que todas as atividades oficiais de pista fossem encerradas. Com a forte chuva em Interlagos, a classificação da F1 foi cancelada e a homenagem também.
O carro escolhido para o tributo é a McLaren MP4/5B, com a qual Senna conquistou o bicampeonato da Fórmula 1 na temporada de 1990 (veja na foto abaixo). A honraria deixou Hamilton orgulhoso.
Nunca, em um milhão de anos, eu pensei que pilotaria o carro de Senna aqui. (…) Só de pensar que vou pilotar o carro aqui... Será uma experiência emocionante - Lewis Hamilton.
O heptacampeão usou um traje especial para o compromisso no Brasil, com um capacete em homenagem ao país.
Ao longo da carreira na Fórmula 1, Hamilton venceu três vezes em Interlagos (2016, 2018 e 2021), além de ter conquistado em São Paulo o título da temporada 2008.
"Eu amo estar aqui, fico muito empolgado com a viagem", afirmou, listando o que mais marca no GP de São Paulo. "São as cores, é Ayrton, é a cultura, é o povo."
O GP de São Paulo de F1 tem cobertura completa e transmissão exclusiva da Band (TV aberta), do BandSports (TV fechada), em Band.com.br e Bandplay.