Lewis Hamilton é a principal atração do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, e não é só por ser heptacampeão da categoria. O britânico da Mercedes é destaque no Autódromo de Interlagos por causa da ligação com o Brasil, que ele faz questão de reforçar a cada visita à etapa na capital paulista.
Não à toa, Hamilton recebeu no ano passado, quando veio ao país para o GP, o título de Cidadão Honorário da República Federativa do Brasil. O título foi concedido em cerimônia no Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília.
“É realmente uma grande honra para mim estar aqui, recebendo este título. Posso finalmente dizer que sou um de vocês. Eu amo o Brasil e sempre amei o Brasil. Tenho muitas memórias incríveis no Brasil, mesmo antes de escolher vir aqui [na Câmara]. De quando vim para cá em 2007, do amor que vocês têm, das experiências que tivemos, particularmente a vitória em 2021, sabendo que todos vocês torcendo por mim, foi um dos momentos mais especiais de minha vida”, disse Lewis Hamilton quando virou cidadão honorário do Brasil em 2022.
A seguir, veja 7 momentos em que o piloto fez questão de mostrar que tem um coração (quase) brasileiro.
Idolatria a Ayrton Senna
Não é segredo para ninguém que Ayrton Senna é o grande ídolo de Hamilton. O piloto, aliás, falou recentemente de como foi a primeira experiência em Interlagos, em 2007.
“Em 2007, na minha primeira vez aqui, lembro que estava muito empolgado. Quando cheguei na cidade, lembro de ter sentido a presença de Ayrton [Senna]. Foi muito emocionante para mim, porque cresci com esse sonho por muito tempo. Então, chegar aqui e ver o amor e a história daqui e correr nessa pista, que é uma das minhas favoritas, foi muito bom”, disse Hamilton.
Até por isso, na quinta (2), o heptacampeão chegou ao Autódromo de Interlagos com uma jaqueta com o rosto do brasileiro Ayrton Senna.
Vitória em Interlagos em 2021 e bandeira do Brasil
O GP de São Paulo de 2021 foi antológico, com Lewis Hamilton de protagonista. O piloto da Mercedes foi de 10º à primeira colocação e levou o público ao delírio ao carregar uma bandeira do Brasil após o término da prova. A atitude em homenagem a Senna impulsionou gritos de “Senna, Senna” e entrou para a história.
Cidadão honorário
Depois de fazer um GP histórico no Brasil em 2021 e estreitar ainda mais os laços com o país, Hamilton foi homenageado. No ano passado, recebeu o título de cidadão honorário brasileiro em uma sessão solene na Câmara dos Deputados.
Capacetes amarelos para GPs no Brasil
Vai ser assim em 2023, foi assim em 2022, 2021... Lewis Hamilton faz questão de se aproximar do público sempre que vem ao Brasil e, para isso, geralmente adota capacetes com as cores da bandeira do país. Neste ano, por exemplo, há uma bandeira brasileira e um desenho do Cristo Redentor no acessório do #44.
Ações sociais
Em 2022, quando veio para o país, Hamilton fez uma visita ao Morro da Providência, comunidade no Centro do Rio de Janeiro. Ele participou de uma corrida de carrinho de rolimã com crianças da favela.
Dias depois, a ação social foi em São Paulo. O britânico foi a uma escola estadual na Vila Mariana, em evento promovido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) e pelo Instituto Ayrton Senna.
Desejo de aprender português
Dias antes do GP de São Paulo de F1 2023, Hamilton conversou com jornalistas brasileiros e não escondeu que se sente à vontade quando vem para cá. Segundo o piloto, o próximo passo é aprender a falar português. "Acho que tenho que morar aqui com tempo, talvez arrumar uma namorada brasileira", brincou.
Uniforme do tetra da Seleção
Já na sexta-feira (3), Hamilton voltou a chamar atenção no paddock por causa do look, e novamente caiu nas graças da torcida brasileira. O heptacampeão, que parece não cansar de homenagear o país, chegou a Interlagos vestindo o uniforme completo da Seleção Brasileira campeã do mundo em 1994.