Apesar da boa temporada de Red Bull, Ferrari, McLaren e Mercedes, a disputa pelo título de pilotos da Fórmula 1 de 2024 virou uma espécie de 'mano a mano' entre o tricampeão Max Verstappen e Lando Norris, que assumiu a vice-liderança. Neste último domingo, no GP da Espanha, novamente o holandês saiu vencedor, deixando o britânico em segundo lugar, resultado que tem se tornado rotina nas provas recentes.
O time de comentaristas do Cola no Grid analisou o atual momento do campeonato, o que podemos esperar do GP da Áustria, que acontece no próximo final de semana, e o novo capítulo da disputa no topo da classificação. "A gente vai ter um fim de semana que deve ser bem competitivo, com o Norris duelando de fato com o Verstappen. Acho que a gente vai continuar com essa briga e, além dessa briga, ter uma Ferrari e uma Mercedes bem próximas", disse o comentarista Felipe Giaffone.
O momento realmente é dos pilotos da Red Bull e da McLaren. Dos últimos seis GPs disputados, a dobradinha Verstappen-Norris se fez presente em cinco ocasiões - apenas em Mônaco os dois não estiveram nas primeiras posições. O competidor do time austríaco, que abriu 69 pontos de vantagem sobre o representante da equipe britânica na classificação geral, chegou em primeiro quatro vezes superando o adversário, enquanto o contrário ocorreu apenas uma vez.
Das dez etapas disputadas até o momento, a dupla combina para oito vitórias, com larga vantagem de Verstappen (sete a um), e soma 14 pódios (oito de Max e seis de Lando). A única corrida em que nenhum dos dois terminou nas três primeiras posições foi em Monaco, que teve vitória de Charles Leclerc, Oscar Piastri em segundo e Carlos Sainz em terceiro.
O comentarista Fred Sabino disse que a previsão é de termos uma sprint e classificação equilibrados, já que o Red Bull Ring, localizado em Spielberg, é um dos menores circuitos do campeonato em extensão, com 4.300 metros, e tem o menor tempo de volta entre todas as pistas "Costumamos ter grandes corridas, uma pista com várias retas, que o desgaste dos pneus também é complexo, tem altitude, muita reta, asfalto muito liso e uma pista com pouca aderência".
Laís Souza, produtora de conteúdo e convidada do programa, segue a mesma linha: "O quali é muito bom e a sprint também deve ser. Eu acredito que isso vai trazer um dinamismo bem interessante. Eu queria ver a Ferrari e a Mercedes juntas, as quatro disputando essa pole. Acho que o quali vai ser muito interessante no detalhe, vai vencer quem errar menos. Eu estou mais animada com o quali do que com a corrida".
Novo vice-líder do campeonato, Norris aproveitou bem o momento de instabilidade da Ferrari nas duas últimas corridas para, quem sabe, ser o obstáculo de Verstappen rumo ao tetracampeonato. Para os comentaristas, o momento do piloto mudou completamente após o fim do jejum: "Confiança é tudo que hoje tem o Lando Norris, que quebrou a barreira da vitória em Miami e, de lá pra cá, vem muito bem. Ele está muito confiante nas disputas, nas conversas com a equipe, de ser muito assertivo na questão da estratégia. A gente vê um Lando Norris cada vez melhor", afirmou Fred.
"É um piloto que eu esperava que entregasse bons resultados desde que estreou na Fórmula 1, é uma das minhas apostas. Eu acredito que o Lando precisava desbloquear essa vitória, tanto que nas redes sociais ele era chamado de 'Lando No Wins'. Parece que tirou um Fusca do pescoço. E talvez também ele vendo ali um Piastri que a gente sabe que é um super talento, instigou ele a se provar mais e trazer essa confiança. Com certeza ele é o nome da temporada até o presente momento e eu acho que vai sim brigar", disse Laís.
No entanto, a disputa que terá pela frente será pesada, já que vai enfrentar um adversário cada vez mais maduro e estrategista. "É impressionante a gestão de corrida do Verstappen. Talentoso a gente sempre soube que ele era, desde o começo dele na Fórmula 1, quando andou fazendo umas besteiras ali, que faz parte. Todos os grandes campeões foram marcados por bobagens no começo da carreira - Senna, Schumacher, Hamilton. Eu vejo que aquela briga com o Hamilton em 2021 forjou um grande campeão, com o Verstappen já chegando na prateleira de cima dos maiores pilotos da história. Hoje ele tem o domínio completo de tudo que acontece dentro do carro, dentro da corrida, da estratégia e é um piloto que cada vez mais corre com a cabeça".
Com a disputa cada vez acirrada entre Verstappen e Norris, a briga pelo título de construtores parece estar mais aberta, muito pelo fato da evolução das outras equipes em relação à Red Bull e ao mau momento de Sergio Pérez. A equipe austríaca lidera com 330 pontos, 60 pontos à frente da Ferrari, 93 a mais que a McLaren e 179 acima da Mercedes. "A Red Bull continua competitiva, evidentemente, mas a gente repara como as outras equipes evoluíram. A gente vê uma competitividade muito maior que nos últimos anos. Já podemos dizer com tranquilidade que a McLaren é a segunda força e segue ameaçando", disse Fred.
Para Felipe, a McLaren quebrou todas as previsões do início da temporada e é responsável por termos um campeonato mais emocionante que os anteriores. "Temos uma McLaren fazendo, de fato, frente para a Red Bull. No começo do ano a gente achou que seria chato até o final porque dava a impressão que ninguém ia chegar próximo da Red Bull. Até em um momento a gente achou que seria a Ferrari, mas de repente a McLaren acertou demais o carro", disse. "Outra que pulou muito bem depois da mudança de asas dianteira foi a Mercedes, que estava desandando completamente e agora voltou a ficar forte. Quem falta vir para briga e que estava no ano passado é a Aston Martin. Todo mundo evoluiu, menos eles. Nitidamente, na minha opinião, o regulamento está chegando meio no limite. A Red Bull conseguiu dar aquele pulo no regulamento novo e agora está todo mundo caçando e chegando próximo deles".