Lando Norris superou Max Verstappen a quatro voltas do fim do GP dos Estados Unidos, disputado neste domingo (20) no Circuito das Américas, mas foi penalizado pelos comissários por ter saído da pista na ultrapassagem e terminou a corrida na quarta colocação, contra o pódio do piloto da Red Bull.
Os pilotos já haviam protagonizado uma boa disputa na largada, em que Norris quase manteve a ponta, mas foi atrapalhado por Verstappen e a dupla viu Leclerc, da Ferrari, pular para a ponta e depois vencer a corrida.
Após a bandeirada, o piloto holandês se mostrou feliz com o feito em conversa pelo rádio com a equipe. “Foi uma corrida muito difícil, mas legal. Me diverti nesse finalzinho”, disse, enquanto era informado sobre detalhes da punição de 5 segundos imposta a Norris pela irregularidade no embate final.
Em entrevista oficial após a corrida, Verstappen se esquivou de comentar a punição de Norris. “Eu tenho a minha opinião, mas não vou falar nada e deixar os comissários fazerem o trabalho deles”.
Com o resultado, a diferença entre os dois na classificação dos pilotos aumentou, já que Verstappen venceu a corrida sprint realizada ontem (19). O líder agora soma 354 pontos, contra 297 do britânico da McLaren, e ganha mais folga na luta pelo quarto título na Fórmula 1.
A Red Bull, no entanto, não tem muitos motivos para comemorar. Com a dobradinha da Ferrari, a equipe vê a segunda colocação no Mundial de Construtores ameaçada (504 x 496). A McLaren lidera com 544 pontos.