Max Verstappen teve um fim de semana perfeito no Grande Prêmio Japão. Conquistou a improvável pole position, à frente da dupla da McLaren, Lando Norris e Oscar Piastri, e repetiu o desempenho na corrida, realizada na madrugada deste domingo (6).
Mas talvez a vitória não fosse possível se não fosse por um detalhe: a queda de temperatura. Se os dois primeiros dias de programação foram realizados com sol e calor, a corrida aconteceu após chuva, e com tempo nublado.
“Em condições normais, normalmente não (pensaria em vitória). Mas eu realmente acho que elas (condições) ajudaram muito a gente. Está bem mais frio, então vamos começar a superaquecer, o que é um pouco do nosso problema em geral", afirmou Verstappen à Band.
“Nós potencializamos nosso resultado de novo. É claro que você pode olhar para a corrida, eles estavam constantemente pressionando, estavam bem rápidos, mas é muito difícil ultrapassar nesta pista”, acrescentou.
Este foi o quarto triunfo consecutivo de Verstappen no Circuito de Suzuka e o primeiro na atual temporada. Michael Schumacher (6 vitórias) e Lewis Hamilton (5), no entanto, ainda são os protagonistas nas corridas disputadas em solo japonês.
Apesar do bom resultado, o tetracampeão ainda vê a Red Bull atrás da McLaren em termos de desempenho.
“Não é porque vencemos a corrida aqui que estamos, você sabe, de volta ao topo – nem de longe. Ainda estamos sofrendo com falta de ritmo e com superaquecimento", disse o holandês, que espera dificuldades no GP do Bahrein do próximo final de semana.
"Os pneus vão estar quentes, mas vocês sabem, nós tentamos maximizar tudo o que podemos. É a única coisa que podemos fazer neste momento.”
Com o resultado deste domingo, Verstappen sobe para a segunda colocação no Mundial de pilotos (61 pontos), apenas um ponto atrás do líder Norris (62). Piastri, aniversariante do dia, é o terceiro (49).