Verstappen é punido, perde a pole e larga em segundo no GP do Catar; Russell parte em primeiro

Segundo FIA, piloto estava guiando de forma "desnecessariamente lenta" no traçado ideal de corrida

Russell conversa com Verstappen depois da definição do grid do GP do Catar
REUTERS/Hamad I Mohammed

Max Verstappen foi punido com a perda de uma posição no grid de largada por pilotar de forma “desnecessariamente lenta”  e atrapalhar George Russell durante a classificação do GP do Catar. O incidente aconteceu em uma volta de resfriamento, quando nenhum dos dois pilotos buscava baixar o tempo. Com a decisão, Verstappen perde uma osição e larga em segundo, enquanto Russell herda a pole. 

Segundo a decisão da Federação Internacional de Automobilismo, foi uma decisão complicada de tomar justamente por nenhum dos pilotos estar em volta rápida. Contudo, a Federação entende que para estar andando lento, Verstappen não poderia estar na linha ideal de corrida. 

Veja a decisão na íntegra:

Os comissários ouviram o piloto do carro 1 (Max Verstappen), o piloto do carro 63(George Russell), representantes da equipe e revisaram dados do sistema de posicionamento/marshalling, vídeo, cronometragem, telemetria, rádio da equipe e evidências de vídeo no carro.

O carro 1 estava em uma estratégia de preparação diferente da do carro 63. O carro 1 estava bem fora do delta (velocidade mínima) e o piloto do carro 1 explicou que havia deixado os carros 4 e 14 passarem.

O piloto do carro 63 alegou que havia aderido ao delta e não esperava que o carro1 estivesse na linha de corrida. Ele afirmou que se um carro estava indo devagar em uma curva de alta velocidade, ele não deveria estar na linha de corrida.

Os comissários consideram este caso complicado, pois claramente o carro 1 não cumpriu as notas do evento do diretor de corrida e claramente estava pilotando, em nossa determinação, desnecessariamente devagar, considerando as circunstâncias.

Era óbvio que o piloto do carro 1 estava tentando esfriar os pneus. Ele também podia ver o carro 63 se aproximando enquanto olhava no espelho várias vezes enquanto estava na pequena reta entre as curvas 11 e 12.

Incomumente, esse incidente ocorreu quando nenhum dos carros estava em uma volta de aceleração. Se o carro 63 estivesse em uma volta de aceleração, a penalidade provavelmente seria a penalidade usual de 3 posições no grid, no entanto, em mitigação da penalidade, era óbvio que o piloto do carro 63 tinha visibilidade clara do carro 1 e que nenhum dos carros estava em uma volta de aceleração.

Tópicos relacionados

Notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.