Max Verstappen, piloto da Red Bull e atual campeão da Fórmula 1, deve encerrar sua carreira na escuderia que deu a ele sua oportunidade na competição. Ele começou na STR, hoje chamada de AlphaTauri, equipe B, da RBR.
Em entrevista ao Daily Mail, o principal piloto da escuderia, afirmou que deve deixar o mundo das pistas da Fórmula 1 em 2028, ano em que seu contrato se encerra.
“O plano é ficar aqui até 2028. Não pretendo mudar de equipe. Estou feliz e eles estão felizes comigo. Mas não pensei no que vem depois, talvez eu pare. Estou na Fórmula 1 desde os 17, é muito tempo. Já fiz muitas temporadas, talvez um dia eu queria fazer outra coisa. Não sei se eu ainda estarei bem aos 31 anos ou se meu desempenho vai se degradar", explicou Verstappen.
Entretanto, ele não descarta continuar no mundo do automobilismo após sua aposentadoria. Ele ressalta que o objetivo dele é ir bem na Fórmula 1, mas em determinado momento vai querer desacelerar.
“Também quero fazer outros tipos de corrida. De longa distância, por exemplo. Talvez, em algum momento, todas essas viagens sejam muito pra mim. Eu queira ir com calma e só correr nas provas que eu realmente sinta vontade. Não sinto vontade de conquistar a Tríplie Coroa, pelo menos não na IndyCar. Admiro o que eles fazem, esses pilotos são loucos. Respeito muito eles, mas depois de tanto tempo na Fórmula 1 eu não quero arriscar minha vida ou me lesionar de forma grave lá. Mas pra mim, o foco é ser bom na Fórmula 1”, disse.
Verstappen finaliza afirmando que se ainda estiver apto a disputar títulos em 2028, seria "estúpido" parar de correr, mas é difícil, para ele, afirmar isso no momento. Ele é o atual líder do campeonato, mas o segundo colocado, Leclerc, da Ferrari, tem apenas nove pontos de diferença.