O que era uma possibilidade se confirmou nesta quarta-feira (18): Sergio Pérez anunciou sua saída da Red Bull. Dessa forma, caso não haja uma reviravolta, o piloto mexicano fica sem equipe para o ano que vem e está fora da Fórmula 1.
Sergio Pérez chegou à Red Bull em 2021, mas recebeu críticas pelo desempenho na Fórmula 1 nesta e na última temporada. O piloto mexicano, inclusive, chegou a ser criticado por Helmut Marko, consultor da escuderia, em 2023. Ele havia renovado o seu contrato até o final de 2026 antes de deixar a equipe austríaca.
O band.com.br listou cinco corridas que fizeram com que a relação entre Sergio Pérez e Red Bull ficasse insustentável.
Mônaco 2023: abandono no Q1 após batida
Sergio Pérez se complicou no GP de Monaco de 2023 ao bater no Q1 e largar na última colocação. O piloto mexicano ainda teve um desempenho ruim e terminou a corrida na 16ª colocação. Seu companheiro, Max Verstappen, em contrapartida, foi o primeiro colocado.
Japão 2023: cena bizarra e abandono
Sergio Pérez também protagonizou um momento inusitado no GP do Japão em 2023. O piloto abandonou a corrida em duas oportunidades: na volta 15, após se envolver em dois acidentes e sofrer pelo menos duas punições, e na volta 40, para cumprir uma punição, evitando uma perda de posições no GP do Catar. Cumprida a sanção, abandonou mais uma vez e foi muito criticado.
México 2023: batida na largada
Sergio Pérez se complicou em 2023 também no GP do México. Correndo em casa, o piloto da Red Bull se envolveu em um acidente com Charles Leclerc, da Ferrari, e abandonou a prova. O mexicano classificou o episódio como "um dos mais tristes de sua carreira".
Azerbaijão 2024: do pódio à decepção
O GP do Azerbaijão de 2024 foi do céu ao inferno para Sérgio Pérez. O mexicano era o terceiro colocado e, ao fazer uma manobra para ultrapassar Charles Leclerc, se enroscou com Carlos Sainz e bateu faltando duas voltas para o final da corrida. O incidente tirou pontos cruciais da Red Bull no campeonato de construtores.
México 2024: enrosco com Lawson com direito a dedo do meio
Sérgio Pérez protagonizou um momento inusitado com o seu substituto na Red Bull, Liam Lawson, durante o GP do México deste ano. O mexicano quase bateu no neozelandês ao tentar ultrapassá-lo e ainda recebeu um dedo do meio do piloto da Racing Bulls, que se desculpou logo após o episódio. Pérez terminou a corrida em 17º.