Passadas as dez primeiras etapas da temporada 2023 da Fórmula 1, a Alfa Romeo ocupa a penúltima colocação do Mundial de pilotos, com nove pontos. E a situação incomoda Valtteri Bottas, que adotou um discurso pouco otimista sobre a equipe.
“Esperávamos estar melhores do que no ano passado, mas não encontramos (conteúdo) suficiente no inverno (pré-temporada) e no começo da temporada até aqui”, disse o finlandês, em declarações publicadas nesta sexta-feira (14) pelo site Motorsport.com. “Não estamos atingindo os objetivos que estabelecemos para nós.”
Para efeito de comparação, a Alfa Romeo somou nove pontos já na primeira etapa de 2022, o GP do Bahrein, quando Bottas foi o sexto colocado e o chinês Guanyu Zhou foi o décimo. Com dez etapas, a escuderia operada pela Sauber contabilizava 51 pontos.
Segundo o finlandês, a Alfa Romeo não terá atualizações nas duas próximas corridas, na Hungria e na Bélgica. Assim, precisará decidir se apostará em novidades a partir do GP da Holanda, no fim de agosto, ou se já começa a se concentrar em 2024.
“Neste momento, estamos chegando à metade da temporada, e não conseguimos ganhar terreno na classificação”, reconheceu. “Em algum ponto, iremos decidir quando será o momento de concentrar 100% no ano que vem. E estou certo de que essas discussões acontecerão logo”, completou.