O GP da Hungria marca a 11ª etapa da temporada 2023 de Fórmula 1. E foi lá que aconteceu uma das ultrapassagens mais bonitas da história da categoria (segundo diversas votações feitas com fãs ao longo dos tempos). Confira essa e outras curiosidades da prova deste fim de semana no circuito de Hungaroring (saiba onde assistir).
1 - O circuito de Hungaroring é marcado por primeiras vitórias na F1. Cinco pilotos venceram lá pela primeira vez: Jenson Button, Damon Hill, Fernando Alonso, Heikki Kovalainen and Esteban Ocon. Desses, Button, Hill e Alonso se consagraram campeões da F1.
2 - O circuito de Hungaroring tem a segunda maior sequência de corridas na F1, já que recebe a F1 de forma ininterrupta desde 1986. A pista húngara perde apenas para Monza, que recebe a F1 de forma consecutiva desde 1981.
3 - Foi a primeira corrida da F1 realizada atrás da chamada “Cortina de Ferro”, que separava a europa ocidental capitalista e da europa oriental socialista no fim da segunda guerra e início da Guerra Fria.
4 - Lewis Hamilton é, de longe, o maior vencedor do GP da Hungria, com oito triunfos. Em segundo, Michael Schumacher, com 4. E logo atrás, dois brasileiros: Senna, em terceiro, com três vitórias, e Piquet, em quarto, com duas vitórias.
5 - Por falar em Piquet, foi lá que o brasileiro fez aquela que é considerada uma das ultrapassagens mais bonitas da F1, quando colocou o carro de lado para superar Senna na curva 1, na corrida inaugural no Hungaroring, em 1986, assumindo a liderança e vencendo a corrida em seguida.
A etapa também será especial para os fãs do australiano Daniel Ricciardo, que volta a ser titular na F1 no lugar de Nyck de Vries na AlphaTauri.