O Grande Prêmio de São Paulo que acontecerá neste domingo (14) no Autódromo de Interlagos será um grande teste para Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, o piloto mais jovem da temporada 2021 da Fórmula 1.
Será a primeira vez que o japonês correrá no Brasil – e, por isso, ele precisará aprender o traçado em pouco tempo. Uma dificuldade que não pode ser subestimada e que pode atrapalhar o melhor aproveitamento das curvas e das freadas.
“É mais uma novidade para mim. Além do fato de nunca ter pilotado na pista do Brasil, haverá o fator adicional da qualificação que será realizada no formato Sprint, o que significa que eu só tenho uma hora de treinos livres para aprender o traçado”, disse Tsunoda.
A qualificação Sprint definirá no sábado (13) o grid de largada da corrida de domingo, mas ela tem um formato diferente das sessões de qualificação tradicionais. Na sexta-feira (12), uma qualificação no formato tradicional (pelo melhor tempo) definirá o grid de largada do Sprint do dia seguinte. O Sprint é como uma versão abreviada de uma corrida, com duração de 25 a 30 minutos. Esta corrida menor conta pontos para a classificação de pilotos, e o resultado final define o grid de largada da prova principal.
Apesar do menor tempo para conhecer o traçado de Interlagos, já que a qualificação para o Sprint substitui uma sessão de treino livre, Tsunoda se mostrou confiante no momento vivido na AlphaTauri. “Estou ficando cada vez mais experiente e confiante no meu carro, então sei o que esperar e a melhor maneira de lidar com as dificuldades”, afirmou.
Avaliação positiva do GP do México
É possível um piloto ficar satisfeito mesmo sem ter completado sequer uma volta na corrida? Se parece controverso, para Yuki Tsunoda, não é.
O piloto japonês, que se chocou com Mick Schumacher, da Haas, na primeira curva do Grande Prêmio do México no último domingo (7), acredita que fez um dos seus melhores GPs da temporada.
“Mesmo sem ter terminado a primeira volta no GP do México, sinto que o meu desempenho até domingo foi um dos melhores da temporada. Pela terceira vez consecutiva, eu cheguei ao Q3 na qualificação, tive um bom ritmo durante todo o fim de semana e me senti confiante com o carro”, afirmou.
Tsunoda também destacou a torcida mexicana que se mostrou muito agitada e barulhenta: “Foi uma experiência incrível, os fãs são tão apaixonados e foi tão bom vê-los”.
O próximo capítulo da temporada será em Interlagos. Uma boa exibição nos treinos e nas qualificações não será suficiente para Yuki Tsunoda ajudar a sua equipe, a AlphaTauri, na disputa contra a Alpine pela quinta posição na classificação do mundial de construtores.
Até então, dos 106 pontos conquistados pela escuderia italiana, 86 foram de Pierre Gasly, companheiro do japonês. Ele precisa pontuar e terá essa oportunidade no Grande Prêmio de São Paulo no domingo.
A corrida também marcará mais uma disputa entre Max Verstappen, da Red Bull, e Lewis Hamilton, da Mercedes, pelo título mundial. O piloto holandês se aproximou do título ao vencer no último GP, mas o resultado no Brasil pode ser decisivo para a sobrevida do heptacampeão. O GP de São Paulo terá cobertura do Grupo Bandeirantes de Comunicação.
Grande Prêmio de São Paulo (horários de Brasília)
Sexta-feira (12)
12h20 - Treino livre 1 - ao vivo no Bandsports
15h30 - Treino classificatório - ao vivo na Band, Bandsports, Bandplay e site da Band
Sábado (13)
11h50 - Treino livre 2 - ao vivo no Bandsports
16h - Corrida sprint - ao vivo na Band, Bandsports, Bandplay e site da Band
Domingo (14)
13h30 - Corrida - ao vivo na Band, Bandplay, BandNews FM e site da Band
19h - VT da corrida - Bandsports
Onde assistir?
Ao vivo na tela da Band e online no Bandplay e no band.com.br, com a narração de Sérgio Maurício, comentários de Reginaldo Leme, Felipe Giaffone, Max Wilson e Rubens Barrichello e reportagem de Mariana Becker.
Grid:
Valtteri Bottas e Lewis Hamilton (Mercedes), Charles Leclerc e Carlos Sainz (Ferrari), Max Verstappen e Sergio Pérez (Red Bull), Lando Norris e Daniel Ricciardo (McLaren), Lance Stroll e Sebastian Vettel (Aston Martin), Fernando Alonso e Esteban Ocon (Alpine), Pierre Gasly e Yuki Tsunoda (AlphaTauri), Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo), Mick Schumacher e Nikita Mazepin (Haas), George Russell e Nicholas Latifi (Williams).