Trabalho, disputa e amizade: Caio Collet explica a rotina na academia da Alpine

Integrante do projeto desde 2019, brasileiro fala de relação com outros pilotos e trabalhos nos bastidores

Emanuel Colombari e Pedro Lopes

Caio Collet, integrante da academia da Alpine na Fórmula 1
Alpine F1/Divulgação

A temporada 2022 é a quarta de Caio Collet como integrante da Alpine Academy. Desde que chegou em 2019, contou com o apoio da Renault para trilhar seu caminho até a Fórmula 1.

Os resultados vieram: vice-campeão da Fórmula Renault em 2020, chegou à FIA Fórmula 3 (antiga GP3) em 2021, e vai para a segunda temporada na categoria. Ao mesmo tempo, sabe que a confiança da equipe demanda trabalho e evolução.

“Sempre tem alguém olhando você, como você faz, dentro e fora da pista. Acho que isso, nos três anos passados, sempre teve alguém me avaliando. Fora da pista, cada vez que você sobe um degrau, eles colocam mais coisa para você fazer”, explicou o piloto paulistano, em entrevista à Band.

“Ano passado, eu não fazia quase nenhum trabalho no simulador. Neste ano, como eu estou evoluindo, subindo poucos degraus, eles me colocam um pouco mais de simulador de Fórmula 1, para trabalhar um pouco mais de engenheiro, acompanhar um pouco mais as corridas. Em algumas das corridas, eu vou estar dentro da fábrica acompanhando o fim de semana inteiro. Isso eles vão colocando conforme você vai subindo os degraus, e é uma coisa bem legal. Esse ano, minha agenda vai estar um pouco mais completa que no ano passado”, acrescentou.

Amigos e rivais

Em 2022, o projeto da Alpine conta com quatro pilotos. Além de Collet, o francês Victor Martins (da FIA Fórmula 3), o australiano Jack Doohan e o britânico Olli Caldwell (ambos da Fórmula 2) estão no programa. Embora companheiros na academia, os quatro muitas vezes são adversários nas competições, o que às vezes vira um obstáculo.

“Cada um dos pilotos juniors é de diferentes equipes. Eles (equipe) não podem influenciar muito, colocar um engenheiro (de outro piloto) para trabalhar com você. Até porque a maioria dos pilotos é de diferentes equipes em categorias de base, então pode acontecer algum conflito de interesse, alguma coisa assim. Mas eles colocam sempre alguém dentro da pista para te avaliar, como você trabalha, como você se comunica com o engenheiro, como você se comporta dentro da pista”, explicou.

Galeria de Fotos

Conheça pilotos brasileiros que podem pintar no grid da Fórmula 1
1/7

Pietro Fittipaldi é piloto de testes da Haas na Fórmula 1 em 2022@PiFitti/Twitter
Felipe Drugovich vai para sua terceira temporada na Fórmula 2FIA Fórmula 2/Divulgação
Na Fórmula 2, Enzo Fittipaldi será titular da equipe Charouz na temporada 2022Divulgação
Caio Collet é piloto da academia de formação da Alpine e disputa a FIA Fórmula 3 em 2022Alpine/Divulgação
Dudu Barrichello correrá pela Arden na Fórmula Regional Europeia em 2022Arden/Divulgação
Gabriel Bortoleto também estará na Fórmula Regional Europeia nesta temporadaKTR Sports
Piloto da academia da Ferrari, Rafael Câmara disputa os campeonatos dos Emirados Árabes, da Itália e da Alemanha de F-4 em 2022Prema Racing

Dos quatro, Victor Martins é o mais experiente no projeto, no qual entrou em 2018, com uma temporada de fora em 2020. Doohan e Caldwell são os novatos: entraram em 2022, após as saídas de Oscar Piastri e Guanyu Zhou. E embora Collet garanta que os mais recentes são bem recebidos, reconhece que os experientes contam com uma certa hierarquia a favor entre os integrantes.

“Eu e o Victor, a gente está há muito tempo na academia, então a gente é um pouquinho mais respeitado (risos). No training camp que tem, vamos supor, a gente pega o melhor quarto, consegue brincar um pouco mais”, explicou o brasileiro.

“Mas de coisa séria, a gente recebe eles muito bem. Cada um tem o seu contrato, cada um tem o seu objetivo durante o ano. A gente estar na mesma academia não tira o fato de a gente estar competindo um contra o outro - porque no final, só tem um lugar. A gente é muito amigo, mas a gente sabe que, no final só tem um lugar”, completou.

Colega de apartamento

Foi na Alpine Academy que Caio Collet se tornou amigo do australiano Oscar Piastri, integrante do projeto em 2020 e 2021.

Piloto reserva da Alpine na Fórmula 1 em 2022, Piastri colecionou títulos nos últimos anos: Fórmula Renault em 2019, FIA Fórmula 3 em 2020 e Fórmula 2 em 2021. Chegou a ser cotado para uma vaga na Alfa Romeo, mas o posto foi para o chinês Guanyu Zhou, também ex-participante do projeto da Renault e terceiro colocado na temporada 2021 da F-2.

Galeria de Fotos

Os carros da temporada 2022 da Fórmula 1
1/40

Haas foi a primeira equipe do grid a divulgar imagens de seu carro para a temporada 2022Haas F1 Team/Divulgação
O modelo VF-22 foi apresentado inicialmente em imagens digitalizadasHaas F1 Team/Divulgação
Expectativa era de que o time norte-americano apresentasse apenas nova pinturaHaas F1 Team/Divulgação
Lanterna em 2021, Haas concentrou esforços e investimentos em carro da temporada 2022Haas F1 Team/Divulgação
Red Bull terá o modelo RB18 na temporada 2022 da Fórmula 1Red Bull Racing/Divulgação
Carro de Max Verstappen levará o número 1 após o título do holandês em 2021Red Bull Racing/Divulgação
Equipe manteve pintura tradicional, majoritariamente em azul escuro com detalhes amarelos e vermelhosRed Bull Racing/Divulgação
Red Bull terá a missão de buscar novamente o título de pilotos em 2022Red Bull Racing/Divulgação
Aston Martin foi a terceira equipe de 2022 a apresentar seu novo carroAston Martin F1/Divulgação
Modelo AMR22 é a aposta da Aston Martin para a temporadaAston Martin F1/Divulgação
Equipe apresentou novas cores e novos patrocinadores ao projeto da temporadaAston Martin F1/Divulgação
Aston Martin manteve Sebastian Vettel e Lance Stroll como titulares para 2022Aston Martin F1/Divulgação
McLaren apresentou o modelo MCL36 para a temporada 2022McLaren F1/Divulgação
Equipe foi a quarta do grid a mostrar novo carro, após Haas, Red Bull e Aston MartinMcLaren F1/Divulgação
McLaren tem poucas mudanças na pintura do carro em relação a 2021McLaren F1/Divulgação
Time mantém Daniel Ricciardo e Lando Norris como pilotos titulares para 2022McLaren F1/Divulgação
AlphaTauri foi a quinta equipe a divulgar novo carro para a temporada 2022AlphaTauri/Divulgação
Equipe aposta no modelo AT03 para seguir buscando bons resultadosAlphaTauri/Divulgação
Pierre Gasly e Yuki Tsunoda seguem como titulares da AlphaTauri, sexta colocada em 2021AlphaTauri/Divulgação
Time inverteu as cores azul e branco do carro em relação a 2021AlphaTauri/Divulgação
Williams apostou em carro majoritariamente azul para a temporada 2022Williams Racing/Divulgação
Modelo FW44 da Williams deixou de lado do branco e amarelo e apostou em detalhes vermelhosWilliams Racing/Divulgação
Equipe britânica briga para deixar as últimas posições do grid da Fórmula 1Williams Racing/Divulgação
Em 2022, Williams terá Alex Albon e Nicholas Latifi como pilotos titularesWilliams Racing/Divulgação
Sétima equipe a apresentar o carro, Ferrari lançou o F1-75 para 2022Scuderia Ferrari/Divulgação
Equipe apostou em um visual anos 90, com asas dianteiras e traseiras pretasScuderia Ferrari/Divulgação
Equipe foi a terceira colocada no Mundial de construtores de 2021, e espera andar mais perto das principais rivaisScuderia Ferrari/Divulgação
Ferrari manteve Charles Leclerc e Carlos Sainz como titulares em 2022Scuderia Ferrari/Divulgação
Mercedes apresentou o modelo W13 para a temporada 2022 da Fórmula 1Mercedes AMG F1/Divulgação
Equipe foi a oitava do grid a apresentar o carro para a temporadaMercedes AMG F1/Divulgação
Além do carro adaptado ao novo regulamento, time também apostou na volta da pintura prataMercedes AMG F1/Divulgação
Em 2022, Mercedes terá os britânicos Lewis Hamilton e George Russell como titularesMercedes AMG F1/Divulgação
Modelo A522 da Alpine ganhou novas cores após entrada de novo patrocinadorAlpine F1/Divulgação
Alpine foi a nona das dez equipes do grid a apresentar o carro para a temporada 2022Alpine F1/Divulgação
Alpine terá Fernando Alonso e Esteban Ocon como titulares em 2022Alpine F1/Divulgação
Alpine A522 é parte do projeto da equipe francesa para voltar a brigar por títulos a médio prazoAlpine F1/Divulgação
Alfa Romeo foi a última equipe a apresentar nova pintura para a temporada 2022Alfa Romeo Racing/Divulgação
Escuderia operada pela Sauber terá Valtteri Bottas e Guanyu Zhou como titularesAlfa Romeo Racing/Divulgação
Modelo C42 da Alfa Romeo já havia passado por shakedown e participado de testes coletivosAlfa Romeo Racing/Divulgação
Nova Alfa Romeo teve problemas durante testes em Barcelona, onde exibiu pintura provisóriaAlfa Romeo Racing/Divulgação

Para Collet, a falta de vaga para o australiano no grid da Fórmula 1 é “um fato bem desagradável”, mas não pode ser encarado como um revés. Como piloto reserva da Alpine em 2022, o amigo deverá ter a chance de continuar evoluindo, de olho em um assento para 2023.

“Ele ganhou tudo nos últimos três anos. Particularmente, gosto muito dele - a gente mora junto faz dois anos na Inglaterra, eu divido apartamento com ele. Consegui acompanhar de perto tudo que ele vinha fazendo. Ele ganhou Fórmula Renault, Fórmula 3, Fórmula 2, tudo seguido. Acho que ele era mais do que merecedor de ter uma vaga na Fórmula 1 neste ano”, disse Collet.

“Mas também ele não está reclamando muito, para falar a verdade. Logico que ele está um pouquinho desapontado, mas neste ano ele tem bastante coisa para fazer. Como piloto reserva, acho que ele consegue ganhar bastante experiência e chegar bem mais preparado para 2023, se ele conseguir uma vaga. Tenho uma relação muito boa com ele. Lógico que ele está um pouquinho desapontado, mas não está muito triste, não”, acrescentou.

Ao longo de 2022, Oscar Piastri deve ser figura presente em várias corridas do lado de fora da pista. A tendência, segundo Caio Collet, é que o australiano tenha muito trabalho no simulador da Alpine e seja nome forte no mercado para o próximo ano.

“Acho que esse ano ele tem um papel muito importante dentro da equipe, de piloto reserva. Ele também está fazendo a maioria dos dias de simulador, então ele consegue se preparar muito para o ano que vem. Acho que isso é uma coisa que ele conseguiu levar muito em consideração, então por isso ele vai se desenvolver bastante neste ano e chegar bem mais preparado do que se ele entrasse agora. Acho que isso é uma coisa boa, então estou feliz por ele”, analisou.

F1 na Band: Confira a chamada para a temporada 2022

Notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.