Toyota pode voltar à Fórmula 1 como parceira da Haas

Site diz que equipe e fabricante negociam etapas de parceria para os próximos anos

Da redação

Kevin Magnussen (Haas) no GP da Grã-Bretanha 2024
MoneyGram Haas F1 Team

A Toyota pode voltar à Fórmula 1 a partir de 2025 como parceira da Haas. A informação foi divulgada nesta terça-feira (9) pelo site húngaro Formula.hu.

De acordo com o veículo, fontes ouvidas durante o Grande Prêmio da Inglaterra apontam para uma possível associação entre a equipe norte-americana e a montadora japonesa. Vale lembrar que a Toyota contou com equipe própria na F1 entre 2002 e 2009.

A princípio, a equipe e a fabricante teriam um acordo de naming rights, a exemplo do que foi mantido entre Sauber e Alfa Romeo entre 2019 e 2023. Caso as negociações evoluam com sucesso, a Haas correria levando o nome da Toyota já a partir de 2025.

O aporte financeiro aliviaria os investimentos feitos por Gene Haas, proprietário da equipe que leva seu sobrenome. De quebra, ainda possibilitaria a contratação do francês Esteban Ocon, titular da Alpine até o fim de 2024 e cotado como reforço da escuderia a partir do próximo ano.

Em um segundo passo, a Toyota assumiria a fabricação dos carros da Haas, que desde 2016 são feitos pela Dallara na Itália. Assim, os carros seriam feitos em Colônia, na Alemanha, onde a montadora japonesa conta com um túnel de vento.

A terceira etapa do acordo seria o retorno da Toyota à F1 como fornecedora de motores. A entrada teria que ficar para 2029, já que a Haas tem acordo com a Ferrari até o fim de 2028. Caso os passos se concretizem, poderiam levar à venda da Haas para a Toyota.

Segundo o site, a Toyota estuda a possibilidade de voltar à Fórmula 1 “há pelo menos um ano”. No entanto, “ainda não está claro se os japoneses lançarão um programa de desenvolvimento de motores de F1”, o que poderia afetar os planos da marca em competições como o WEC e o Mundial de Rali.

Tópicos relacionados

Notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.