Chefe da Mercedes, Wolff diz que Alonso esnobou equipe alemã no início de 2024

Equipe estava interessada no espanhol bicampeão de Fórmula 1, mas piloto preferiu renovar com a Aston Martin

Fernando Alonso no GP da Áustria de 2024
Reuters/Christian Bruna

Em entrevista recente, o chefe da Mercedes, Toto Wolff, revelou que antes de renovar com a Aston Martin em um contrato de vários anos, Fernando Alonso esnobou o interesse da Mercedes em tê-lo ao lado de George Russell a partir do ano que vem. O interesse surgiu logo após Lewis Hamilton anunciar que deixaria a esquipe alemã da atual temporada para realizar o desejo de correr pela Ferrari de 2025 em diante.

"Claro que consideramos Fernando Alonso como uma opção no início do ano, mas naquele momento, Fernando não estava interessado em pilotar pela Mercedes. Além disso, a Aston Martin ofereceu um contrato longo a ele. Esse foi nosso entendimento naquele momento", disse Toto Wolff em entrevista ao Mundo Deportivo. 

Existe uma crença no paddock de que Alonso poderia ter mais do que os dois títulos que possuí no currículo (2005 e 2006) não fossem as escolhas que fez durante duradoura carreira na F1, como na vez em que rejeitou proposta da Red Bull no início da trajetória da equipe austríaca na Fórmula 1. A Red Bull acabou promovendo Sebastian Vettel, e o alemão acabou conquistando o tetracampeonato pela marca de energéticos. 

"Mesmo com pilotos que tenham mais títulos que Fernando na história da F1, ele teria conquistado muito mais campeonatos se tivesse gerenciado sua carreira de outra forma", crê Wolff. 

Alonso admitiu que conversou com outras equipes no início de 2024. Na época, o espanhol explicou a decisão de seguir na Aston. 

“Eu falei com outras equipes, sim. Acho que é normal quando você entra em negociações, é preciso equilibrar um pouco o mercado. Não sei, na minha cabeça, Aston era a coisa lógica a fazer. No final foi também onde me senti mais desejad. Todas as outras conversas foram leves e nunca chegaram a nenhuma conclusão ou algo parecido. Talvez fosse necessário mais tempo, todo esse tipo de coisa. Já na Aston havia uma vontade clara de trabalharmos juntos, que era a mesma que eu tinha e, por isso, foi muito fácil"

Enquanto a Aston Martin perdeu desempenho durante a temporada 2024, a Mercedes vem evoluindo, com duas vitórias consecutivas nas últimas duas corridas do ano. Atualmente, a equipe alemã ocupa a quarta colocação, com 221 pontos, contra 68 da escuderia britânica, a quinta colocada. 

Tópicos relacionados

Notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.