Em 2025, o Brasil vai voltar ao grid da Fórmula 1, graças à presença de Gabriel Bortoleto na Sauber. Você já sabe.
Mas enquanto uns chegam, outros saem. E a promoção do brasileiro teve uma consequência negativa para outro país tradicional no automobilismo internacional: a Finlândia.
Até o fim de 2024, a situação na Sauber era indefinida. O time já havia anunciado a contratação de Nico Hulkenberg, então na Haas. Assim, os titulares Valtteri Bottas e Guanyu Zhou souberam que pelo menos um dos dois perderia a vaga. E quando Gabriel Bortoleto foi anunciado, Bottas e Zhou encontraram um grid sem lugares disponíveis. Ficaram de fora.
Bottas logo se arrumou como piloto de testes da Mercedes. Mas a mudança encerrou uma longa sequência na Fórmula 1, de 35 anos.
A última temporada completa sem um piloto finlandês no grid foi 1988. Em 1989 e 1990, JJ Lehto competiu pela Onyx – disputou as últimas etapas do primeiro ano e correu até que o time fechasse as portas no meio do campeonato da temporada seguinte.
Desde 1991, o país se firmou de vez: Mika Hakkinen estreou pela Lotus, enquanto o próprio JJ Lehto foi correr na Scuderia Italia. Hakkinen foi para a McLaren, sendo bicampeão em 1998 e 1999. Logo vieram nomes como Kimi Raikkonen, Mika Salo, Heikki Kovalainen e Valtteri Bottas.
Pode parecer pouco, mas não é. Desde que a Finlândia estreou na F1 em 1974, com Leo Kinnunen a bordo de uma Surtees, o país teve apenas quatro temporadas sem um representante no grid: 1975, 1976, 1987 e 1988. Com o título de Keke Rosberg em 1982, os finlandeses pegaram gosto pela coisa.
Próxima esperança
Mas com o fim dessa cronologia, a Finlândia agora tem um problema que o Brasil teve até o fim de 2024: quando o país voltará a ter um piloto na F1? O próprio Valtteri Bottas responde. Para o piloto de testes da Mercedes, a resposta está no grid de 2025 da Fórmula 3.
“Acho que o cara que está mais perto no momento é Tuukka Taponen na Fórmula 4. Ele estará na Fórmula 3 no ano que vem (em 2025)”, disse Bottas em declarações reproduzidas pelo site Racing News 365. “Acho que esta será uma temporada fundamental para que ele prove o que pode fazer.”
Aos 18 anos, Tuukka Taponen vem do título da Fórmula Regional do Oriente Médio em 2024, disputando também a etapa de Spa-Francorchamps da F3. Em 2023, foi vice-campeão da Fórmula 4 dos Emirados Árabes. Desde 2023, é integrante da Academia de Pilotos da Ferrari.
Mas Bottas acredita que sua passagem pela F1 ainda não terminou. “Obviamente, para o próximo ano, é uma questão mais desafiadora”, diz. “Mas pode haver oportunidades para 2026.”
Confira, ano a ano, a participação de pilotos finlandeses na F1:
- 1950 a 1973: sem pilotos
- 1974: Leo Kinnunen (Surtees)
- 1975 a 1976: sem pilotos
- 1977: Mikko Kozarowitzky (RAM)
- 1978: Keke Rosberg (Theodore e ATS)
- 1979: Keke Rosberg (Wolf)
- 1980: Keke Rosberg (Copersucar)
- 1981: Keke Rosberg (Copersucar)
- 1982: Keke Rosberg (Williams)
- 1983: Keke Rosberg (Williams)
- 1984: Keke Rosberg (Williams)
- 1985: Keke Rosberg (Williams)
- 1986: Keke Rosberg (McLaren)
- 1987 a 1988: sem pilotos
- 1989: JJ Lehto (Onyx)
- 1990: JJ Lehto (Onyx)
- 1991: Mika Hakkinen (Lotus) e JJ Lehto (Scuderia Italia)
- 1992: Mika Hakkinen (Lotus) e JJ Lehto (Scuderia Italia)
- 1993: Mika Hakkinen (McLaren) e JJ Lehto (Sauber)
- 1994: Mika Hakkinen (McLaren), JJ Lehto (Benetton e Sauber) e Mika Salo (Lotus)
- 1995: Mika Hakkinen (McLaren) e Mika Salo (Tyrrell)
- 1996: Mika Hakkinen (McLaren) e Mika Salo (Tyrrell)
- 1997: Mika Hakkinen (McLaren) e Mika Salo (Tyrrell)
- 1998: Mika Hakkinen (McLaren) e Mika Salo (Arrows)
- 1999: Mika Hakkinen (McLaren) e Mika Salo (BAR e Ferrari)
- 2000: Mika Hakkinen (McLaren) e Mika Salo (Sauber)
- 2001: Mika Hakkinen (McLaren) e Kimi Raikkonen (Sauber)
- 2002: Kimi Raikkonen (McLaren) e Mika Salo (Toyota)
- 2003: Kimi Raikkonen (McLaren)
- 2004: Kimi Raikkonen (McLaren)
- 2205: Kimi Raikkonen (McLaren)
- 2006: Kimi Raikkonen (McLaren)
- 2007: Kimi Raikkonen (Ferrari) e Heikki Kovalainen (Renault)
- 2008: Kimi Raikkonen (Ferrari) e Heikki Kovalainen (McLaren)
- 2009: Kimi Raikkonen (Ferrari) e Heikki Kovalainen (McLaren)
- 2010: Heikki Kovalainen (Lotus)
- 2011: Heikki Kovalainen (Lotus)
- 2012: Kimi Raikkonen (Lotus Renault) e Heikki Kovalainen (Caterham)
- 2013: Kimi Raikkonen (Lotus Renault), Valtteri Bottas (Williams) e Heikki Kovalainen (Lotus Renault)
- 2014: Kimi Raikkonen (Ferrari) e Valtteri Bottas (Williams)
- 2015: Kimi Raikkonen (Ferrari) e Valtteri Bottas (Williams)
- 2016: Kimi Raikkonen (Ferrari) e Valtteri Bottas (Williams)
- 2017: Kimi Raikkonen (Ferrari) e Valtteri Bottas (Mercedes)
- 2018: Kimi Raikkonen (Ferrari) e Valtteri Bottas (Mercedes)
- 2019: Kimi Raikkonen (Alfa Romeo) e Valtteri Bottas (Mercedes)
- 2020: Kimi Raikkonen (Alfa Romeo) e Valtteri Bottas (Mercedes)
- 2021: Kimi Raikkonen (Alfa Romeo) e Valtteri Bottas (Mercedes)
- 2022: Valtteri Bottas (Alfa Romeo)
- 2023: Valtteri Bottas (Alfa Romeo)
- 2024: Valtteri Bottas (Sauber)