Foi um strike e a pista do GP da Hungria virou boliche. Assim o narrador Sérgio Maurício definiu uma confusão protagonizada por Valtteri Bottas que marcou a largada do Grande Prêmio da Hungria de Fórmula 1, neste domingo, 01.
Ao lado de Hamilton na primeira fila, Bottas perdeu quatro posições e carimbou a traseira de Lando Norris ao tentar ultrapassá-lo na primeira volta. O inglês da McLaren, por sua vez, atingiu Max Verstappen, da Red Bull.
E não parou por aí: o finlandês ainda atingiria a outra Red Bull, de Sergio Pérez. Mais atrás, Lance Stroll (Aston Martin) não conseguiu frear e acertou Charles Leclerc (Ferrari), que acertou Daniel Ricciardo (Mclaren). Lá na frente, o pole Lewis Hamilton, tranquilo, escapou ileso do caos.
O saldo da largada foi o abandono de cinco pilotos: Bottas, Pérez, Leclerc, Stroll e Norris. Verstappen conseguiu continuar, mas despencou para a décima-terceira colocação. Depois de apenas duas voltas, a prova foi interrompida com bandeira vermelha para retirada de detritos da pista.
“O carro destracionou na saída, perdi o momento e depois travei as rodas na curva 1. Com certeza é minha culpa. Tirei muita gente da corrida, incluindo eu mesmo. Já pedi desculpas ao Lando”, disse Bottas para a repórter Mariana Becker.
A corrida foi emocionante até o fim. Hamilton não aproveitou a confusão, relargou sozinho na pista com pneus intermediários (os rivais pararam para colocar os de pista seca) e despencou no grid. Ele conseguiu se recuperar e terminou em terceiro.
Esteban Ocon, da Alpine, venceu pela primeira vez na carreira, com Sebastian Vettel, da Aston Martin em segundo. Verstappen só ficou em décimo e perdeu a primeira colocação no Mundial para Hamilton, que agora tem seis pontos de vantagem. Confira aqui a classificação atualizada!
Contudo, o tetracampeão Sebastian Vettel perdeu o 2º lugar após inspeção no carro, em que foi detectado que o tanque de combustível tinha apenas 300 ml. Segundo regulamento técnico, é necessário pelo menos 1L de gasolina para a análise. Com isso, Lewis Hamilton e Carlos Sainz completaram o pódio oficial do GP da Hungria.