O Grande Prêmio da Grã-Bretanha deste final de semana marca a estreia de uma novidade no calendário da Fórmula 1: o Sprint Qualifying, ou corrida de classificação. Trata-se de uma “pré-corrida” no sábado (17), em caráter experimental, para definir o grid de largada para a corrida do domingo (18).
O formato não chega a ser inédito no automobilismo. Até 2020, por exemplo, cada etapa da Fórmula 2 tinha duas corridas: a feature race (mais longa, disputada aos sábados, com mais pontos) e a sprint race (mais curta, aos domingos, com menos pontos). Em 2021, para baratear custos, a F-2 tem três corridas por etapa – duas sprint races aos sábados e uma aos domingos.
A Fórmula 1 pode ter algo parecido a curto prazo. E para você entender o que vai acontecer neste final de semana em Silverstone, a Band preparou aqui um pequeno guia da programação do GP da Grã-Bretanha.
O que aconteceu com a programação original?
Até o final do ano, a Fórmula 1 vai manter como conhecemos a programação da maioria dos Grandes Prêmios – dois treinos na sexta-feira, um treino e a classificação no sábado e a corrida no domingo. O formato com a corrida de classificação será apenas testado no GP da Grã-Bretanha e em outras duas etapas da temporada.
Se não vai ter sempre, por que vai ter desta vez?
É um teste da Fórmula 1, que cogita adotar o formato em mais etapas a partir de 2022. Segundo o site do circuito de Silverstone, “o formato é pensado para aumentar a ação dentro da pista e engajar os fãs de uma maneira nova e inovadora”.
Como vai ficar a programação nos GPs com este formato?
Tendo como base o GP da Grã-Bretanha, o fim de semana terá:
- Sexta-feira: Treino livre 1 e definição do grid de largada para sábado
- Sábado: Treino livre 2 e corrida de classificação
- Domingo: Corrida principal
Como vai funcionar a definição do grid de largada?
Desta maneira, o grid de largada começa a ser definido na sexta-feira, com um qualifying tradicional. Só que este grid definirá a largada da corrida de classificação de sábado, uma prova mais curta. A classificação dessa corrida do sábado definirá o grid de largada para a corrida do domingo.
Nesta sexta-feira (16), Lewis Hamilton fez a festa da torcida de Silverstone e foi o mais rápido do treino que definiu o grid da corrida sprint. Max Verstappen ficou em segundo. Valtteri Bottas e Charles Leclerc aparecem na segunda fila. Clique aqui e veja como foi o treino.
Como será a corrida propriamente dita do Sprint Qualifying?
Trata-se de uma prova mais curta, com cerca de um terço da distância percorrida aos domingos. A corrida de classificação será disputada na quantidade mínima de voltas para que o vencedor percorra 100 km. Os três primeiros colocados somam pontos – três para o vencedor, dois para o segundo colocado e um para o terceiro. Não há ponto para a volta mais rápida.
Como isso afeta a estratégia de pilotos e equipes?
Na questão que mais influencia as estratégias nos últimos tempos: os pneus. Segundo a Pirelli, fornecedora de compostos para a F1, apenas os pneus macios poderão ser usados na classificação da sexta-feira. No entanto, para a corrida do sábado, não haverá a obrigação de se utilizar o pneu do melhor tempo no Q2, como determina hoje a regra.
Na corrida Sprint, os pilotos poderão escolher qualquer tipo de pneu e não precisarão fazer pit stops. Já na corrida do domingo, todos os pilotos poderão escolher os pneus para a largada.
GP da Grã-Bretanha de Fórmula 1:
Data: 16 a 18 de julho
Sexta-feira (16) - treino livre 1 (10h30, ao vivo, Bandsports) e classificação (14h, ao vivo, Bandsports)
Sábado (17) - treino livre 2 (08h, ao vivo, Bandsports) e corrida de classificação (12h15, ao vivo, Band, Bandsports, site da Band e Bandplay)
Domingo (18) - corrida (10h30, ao vivo, Band, site da Band e Bandplay)
Local: Autódromo de Silverstone