Desde sua introdução em 2021, o formato Sprint da Fórmula 1 passou por diversas mudanças significativas, refletindo a busca pelo aumento da competitividade e do entretenimento nas corridas. Inicialmente, o Sprint consistia em uma corrida (de 100 km) realizada no sábado, com o grid da corrida principal no domingo definido a partir do resultado da Sprint. Com o tempo, ajustes foram feitos para otimizar o formato e a experiência dos fãs.
Entenda: o qué corrida Sprint na F1
A principal mudança, realizada no início de 2024, foi feita na estrutura do fim de semana: a corrida Sprint não mas definia o grid da corrida de domingo. A prova de tiro curto passou a ser um organismo independente dentro do fim de semana de Grande Prêmio. Assim, tanto a Sprint quanto a corrida principal passaram a ter suas próprias classificações independentes.
Confira o que mudou na programação do fim de semana de Sprint desde a sua criação
Sexta-feira
- Primeira sessão: 1º Treino livre (2021 a 2023) // Treino livre único (2024)
- Segunda sessão: Classificação Sprint (2021 a 2023) // Sprint shootout (2024)
Sábado
- Terceira sessão: 2º treino livre (2021 a 2023) // Corrida sprint (2024)
- Quarta sessão: Corrida sprint (2021 a 2023) // Classificação corrida principal (2024)
Domingo
- Quinta sessão: Corrida principal (2021 a 2023) // Corrida principal (2024)
Em relação à pontuação, o sistema criado em 2021 inicialmente premiava os primeiros três colocados com pontos, mas posteriormente foi ampliado para incluir os oito primeiros, concedendo 8 pontos ao vencedor, 7 pontos para o segundo e assim sucessivamente até 1 ponto ao oitavo colocado. Essa mudança teve um impacto direto nas estratégias das equipes, uma vez que os pontos adicionais tornaram a Sprint uma oportunidade importante para maximizar a pontuação ao longo da temporada. Essa nova abordagem incentivou uma corrida mais agressiva, com pilotos buscando não apenas a vitória, mas também o máximo de pontos possíveis.
Outra alteração relevante foi no esquema de pneus. Inicialmente, as equipes eram obrigadas a utilizar pneus macios para a Sprint, mas essa regra evoluiu, permitindo uma maior liberdade na escolha de compostos, o que adicionou uma camada extra de estratégia para as equipes. Essa flexibilidade na seleção de pneus, junto com as mudanças nas regras de pontuação e na estrutura do fim de semana, tornou as Sprints uma parte emocionante do calendário da Fórmula 1, atraindo tanto os fãs quanto os participantes com seu ritmo acelerado e imprevisibilidade.