Esporte

Como funciona o sistema de pontuação da Fórmula 1?

Entenda como funciona o sistema que atribui pontos aos pilotos que disputam o Campeonato Mundial de Fórmula 1

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Norris formou o pódio do GP da Espanha com Verstappen e Hamilton
Reuters

Desde a temporada 2010 da Fórmula 1, marca pontos o piloto que terminar um Grande Prêmio entre os dez primeiros colocados (veja a tabela seguir).

Um ponto adicional também é dado ao piloto que fizer a melhor volta de cada corrida, mas somente se ele terminar a prova entre os 10 primeiros colocados. Confira abaixo como funciona o sistema de pontuação da Fórmula 1. 

Sistema de pontuação da F1 

  • 1º lugar: 25 pontos
  • 2º lugar: 18 pontos
  • 3º lugar: 15 pontos
  • 4º lugar: 12 pontos
  • 5º lugar: 10 pontos
  • 6º lugar: 8 pontos
  • 7º lugar: 6 pontos
  • 8º lugar: 4 pontos
  • 9º lugar: 2 pontos
  • 10º lugar: 1 ponto

Além disso, as corridas Sprint, realizadas em algumas etapas específicas da temporada, garantem pontos adicionais aos oito primeiros colocados.

Sistema de pontuação das corridas Sprint da F1

O vencedor da corrida de menor duração leva oito pontos, com a contagem sendo reduzida sucessivamente até o oitavo colocado da Sprint, que recebe um ponto.

  • 1º lugar: 8 pontos
  • 2º lugar: 7 pontos
  • 3º lugar: 6 pontos
  • 4º lugar: 5 pontos
  • 5º lugar: 4 pontos
  • 6º lugar: 3 pontos
  • 7º lugar: 2 pontos
  • 8º lugar: 1 ponto

Sistema de pontuação em corridas canceladas na F1

Desde o polêmico GP da Bélgica de 2021, que distribuiu 50% dos pontos com apenas 1 volta completa, uma nova regra foi criada para corridas suspensas/canceladas. Se o líder completar menos de duas voltas, sob safety car ou não, nenhum ponto será distribuído.

Se o piloto líder completar duas voltas ou mais, uma pontuação específica será distribuída em diferentes cenários de com a porcentagem de voltas dadas. Entenda melhor abaixo:

Duas voltas completas, porém menos de 25% das voltas concluídas

Com duas ou mais voltas completas, porém com menos de 25% das voltas totais concluídas, apenas os cinco primeiros colocados pontuam, como na tabela abaixo. 

  • 1º lugar: 6 pontos
  • 2º lugar: 4 pontos
  • 3º lugar: 3 pontos
  • 4º lugar: 2 pontos
  • 5º lugar: 1 ponto

Entre 25% e menos de 50% das voltas totais concluídas

Entre 25% e menos de 50% de conclusão das voltas da corrida, os nove primeiros colocados pontuam, como na tabela abaixo:

  • 1º lugar: 13 pontos
  • 2º lugar: 10 pontos
  • 3º lugar: 8 pontos
  • 4º lugar: 6 pontos
  • 5º lugar: 5 pontos
  • 6º lugar: 4 pontos
  • 7º lugar: 3 pontos
  • 8º lugar: 2 pontos
  • 9º lugar: 1 ponto

Entre 50% e menos de 75% das voltas totais concluídas

Entre 50% e menos de 75% de conclusão das voltas da corrida, os dez primeiros colocados pontuam, como na tabela abaixo:

  • 1º lugar: 19 pontos
  • 2º lugar: 14 pontos
  • 3º lugar: 12 pontos
  • 4º lugar: 10 pontos
  • 5º lugar: 8 pontos
  • 6º lugar: 6 pontos
  • 7º lugar: 4 pontos
  • 8º lugar: 3 pontos
  • 9º lugar: 2 pontos
  • 10º lugar: 1 ponto

Corrida cancelada com 75% ou mais de prova concluída

Se a corrida for cancelada quando o líder já tiver completado 75% ou mais de corrida, então a pontuação normal será distribuída aos dez primeiros colocados. 

E se a corrida Sprint for interrompida antes do programado?


Nesse caso, se o líder tiver completado menos de 50% da prova no momento do cancelamento, não haverá pontuação. No caso de 50% ou mais, a pontuação completa será distribuída para os oito primeiros. 

Como foi o primeiro sistema de pontuação na F1?

O sistema de pontuação da Fórmula 1 tem passado por diversas mudanças desde a sua criação em 1950. Inicialmente, apenas os cinco primeiros colocados recebiam pontos: 8 para o primeiro, 6 para o segundo, 4 para o terceiro, 3 para o quarto e 2 para o quinto, além de 1 ponto para a volta mais rápida. Esse sistema durou até 1959.

Evolução do sistema de pontuação na F1

A partir de 1960, passaram a pontuar os seis primeiros: 8 pontos para o primeiro, 6 para o segundo, 4 para o terceiro, 3 para o quarto e 2 para o quinto e 1 ponto para o sexto colocado. Além disso, o ponto de volta mais rápida foi abolido. 

A partir de 1961, o primeiro colocado passou a marcar 9, em vez de 8 pontos. Esse sistema seguiu até 1990, quando novamente o primeiro colocado teve um acréscimo de 1 ponto, passando a marcar 10 pontos. 

Em 2003, o sistema foi ampliado para dar pontos aos 8 primeiros, mas a verdadeira revolução veio em 2010, quando os dez primeiros passaram a pontuar, com o vencedor recebendo 25 pontos. 

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