Por que GP da Holanda de F1 terá festa 'contida' mesmo se Verstappen vencer?

Com proibições da FIA, torcida holandesa não poderá usar sinalizadores na cor laranja

Da redação

Sinalizadores no GP da Holanda 2022
Getty Images/Red Bull Content Pool

O fã de Fórmula 1 que está à espera do GP da Holanda, que acontece neste fim de semana depois da pausa de quatro semanas da categoria, poderá se deparar com uma festa diferente em caso de vitória do holandês Max Verstappen no Circuito de Zandvoort.

Por segurança, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) proibiu a partir desta temporada o uso de sinalizadores, fogos de artifício e a famosa fumaça laranja utilizada pela torcida holandesa para celebrar o atual tricampeão da F1.

Segundo a FIA, o uso de ‘produtos pirotécnicos' já criou situações perigosas, inclusive afetando a visibilidade dos pilotos.

Conforme o regulamento no Código Desportivo Internacional, qualquer dispositivo que produza efeitos luminosos, sonoros, gasosos ou de fumaça, tais como os sinalizadores, estão proibidos durante as etapas da Fórmula 1.

No ano passado, os organizadores das corridas em Zandvoort (Holanda) e Spa-Francorchamps (Bélgica) já haviam proibido os produtos.

A fumaça laranja que era usada para homenagear Verstappen na F1, especialmente nas corridas na Holanda, Áustria (casa da Red Bull) e Bélgica, não é algo novo na categoria.

No início do século, era a torcida italiana que apostava em sinalizadores vermelhos para prestigiar o domínio da Ferrari com Michael Schumacher.

Próxima corrida da Fórmula 1

GP da Holanda (15ª etapa de 2024)

  • Data: 23 a 25 de agosto
  • Local: Circuito de Zandvoort
  • Dia e horário da corrida: domingo, 25 de agosto, às 10h (de Brasília)

Tópicos relacionados

Notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.