Chefe da McLaren: "Se RBR tivesse dois Pérez, campeonato da F1 estaria aberto"

Zak Brown diz que sucesso da Red Bull se dá por combinação imbatível entre o carro de 2023 e Max Verstappen

Da redação

Chefe da McLaren: "Se RBR tivesse dois Pérez, campeonato da F1 estaria aberto"
Sergio Pérez, piloto da Red Bull na F1
Red Bull

Segundo Zak Brown, chefe da McLaren, se a Red Bull tivesse “dois Sergios Pérez” no carro em 2023, o campeonato da F1 estaria aberto. Atualmente, Max Verstappen lidera com 314 pontos, enquanto o mexicano é segundo, com 189 pontos, apenas 40 a mais que o terceiro colocado, o espanhol Fernando Alonso. 

Ainda que a Red Bull esteja destruindo todo mundo no momento, a verdade é que é Max Verstappen quem está destruindo todo mundo agora

"A conbinação de Max com a Red Bull é imbatível no momento, e ele e a equipe não cometem erros. Se tivessem dois Sergios (Pérez) no carro, com todo o respeito, o campeonato estaria aberto. Então existe algo muito especial na relação entre Max e a Red Bull”, diz Brown. 

Após 12 etapas, apenas a Red Bull venceu corridas. Enquanto Max subiu ao lugar mais alto do pódio em dez provas, Pérez só triunfou em duas. Para o chefe da McLaren, se o holandês não tivesse na F1, a disputa pelo campeonato desse ano seria emocionante. 

"Se você tirar o Max e der a vitória para todo mundo que terminou em segundo neste ano, seria um campeonato bem competitivo e emocionante. Nós chegamos em segundo, Aston chegou em segundo, Ferrari chegou em segundo, Mercedes chegou em segundo, o próprio Pérez chegou em segundo. Teríamos cinco equipes com vitórias", analisa Zak. 

Entretanto, Brown diz não temer que toda a superioridade de Verstappen possa esfriar o interesse pela Fórmula 1 em um momento de crescimento da categoria. 

"Eu acho que já vimos isso em outros esportes. Eu não gostaria de ver isso para sempre, mas não acho que esteja prejudicando o esporte. A profundidade da competição é fascinante, as corridas tem sido boas por todo o resto do grid. Eu não quero que continue, por motivos egoístas, mas no momento ainda é sustentável", explica. 

A F1 retorna no dia 27 de setembro de 2023 com o GP da Holanda, realizado no circuito de Zandvoort. A etapa costuma receber uma multidão de fãs de Verstappen, e com a atual fase do bicampeão, o cenário deve se repetir esse ano. 

Notícias

Carregar mais