A Sauber, responsável pelas operações da Alfa Romeo na Fórmula 1 até o final de 2023, anunciou nesta terça-feira (13) a contratação de Andreas Seidl como seu novo diretor-executivo.
O alemão atuou como chefe de equipe da McLaren entre 2019 e 2022, deixando a equipe já neste final de 2022. No entanto, ele só assumirá o posto de CEO da Sauber a partir de janeiro de 2023.
Seidl chega para assumir a vaga de Frédéric Vasseur, que deixou a organização para assumir o posto de chefe de equipe da Ferrari. Na nova equipe, o alemão terá a missão principalmente de conduzir a transição da saída da Alfa Romeo, no fim de 2023, para a chegada da Audi, a partir de 2026.
“É ótimo fazer parte do Grupo Sauber a partir de janeiro. Esta é uma equipe com uma rica história na Fórmula 1 e uma organização que conheço bem desde o tempo em que trabalhei e vivi e Hinwil (sede do time na Suíça) por quatro anos”, destacou Seidl em comunicado oficial.
Andreas Seidl chegou a trabalhar com a Sauber durante a parceria da equipe com a BMW na Fórmula 1, entre 2006 e 2009. Posteriormente, passou pela Porsche, conquistando três vezes as 24 Horas de Le Mans entre 2015 e 2017, antes de chegar à McLaren em 2019.
Como Vasseur exercia também a função de chefe de equipe da Alfa Romeo, a equipe precisará definir um substituto para a função. Em comunicado, a Sauber informou que a nova escolha será posteriormente anunciada.
“É um grande prazer dar as boas-vindas a Andreas Seidl novamente a Hinwil (sede da equipe na Suíça) como CEO do Grupo Sauber. A experiência de Andreas não fica devendo a ninguém, e ele traz ao Grupo Sauber uma compreensão clara do que é necessário para alcançar o sucesso. Ele assume a companhia em um caminho ascendente e compartilha nosso compromisso em tentar manter o crescimento de nossa organização. Estou ansioso por muitos anos de sucesso juntos”, celebrou Finn Rausing, presidente do conselho diretor da Sauber Holding AG.
“Mal posso esperar para me integrar ao time e a trabalhar com todos os colegas do Grupo Sauber nos ambiciosos objetivos que temos juntos. Quero agradecer a Finn Rausing e a todos no Grupo Sauber pela escolha. Estou ansioso para retribuir a confiança deles com meu trabalho”, concluiu Andreas Seidl.