Veja quando pode estrear a Andretti, aprovada pela FIA para ser 11ª equipe da F1

Com a aprovação da FIA, nova equipe agora precisará da autorização da organização da Fórmula 1

Da redação

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) aprovou a inscrição da Andretti para ocupar uma vaga entre as equipes da Fórmula 1, e o assunto dominou o noticiário da categoria nesta segunda-feira (2).

Ter a aprovação da FIA é um grande passo, mas a Andretti, empreitada do ex-piloto Michael Andretti em parceria com a montadora Cadillac, ainda não está confirmada como 11º time da F1 e, portanto, não há uma data de estreia definida.

Agora, cabe à Fórmula 1 e à Formula One Managment (FOM), que cuida dos interesses comerciais da categoria, avaliar a candidatura.

Em caso de nova aprovação em relação à Andretti, levando em consideração também acordos comerciais com as outras equipes, o novo time deverá alinhar a partir de 2026, já em acordo com o novo regulamento de unidades de potência da F1.

O início do processo para uma vaga na F1 se deu em fevereiro deste ano. Segundo a FIA, inúmeras equipes se inscreveram na primeira fase do processo de inscrição de novas equipes. Apenas quatro avançaram à segunda fase, na qual apenas a organização da família Andretti foi aprovada.

A FIA foi muito clara ao estabelecer critérios rigorosos para participação de novas equipes desde o início do procedimento de Manifestação de Interesse. Nosso objetivo, após rigorosa diligência durante a fase de inscrição, era aprovar apenas inscrições que atendessem aos critérios estabelecidos e demonstrassem que agregariam valor ao esporte - Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA.

Notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.