Ao faturar o GP do Canadá de 2023, Max Verstappen subiu mais um degrau rumo ao tricampeonato e igualou a marca de 41 vitórias de Ayrton Senna na Fórmula 1.
Além do holandês bicampeão, outros três pilotos igualaram e superaram a marca do ídolo brasileiro: Lewis Hamilton (103 vitórias), Michael Schumacher (91) e Sebastian Vettel (53). Alain Prost não entra na lista, pois sempre esteve à frente de Senna no número de vitórias, com 51 triunfos.
Aproveitamos a oportunidade para entender o momento da F1 em que cada um desses campeões empataram com Senna no número de vitórias.
Michael Schumacher
A vitória 41 de Michael Schumacher veio na casa da Ferrari, no GP da Itália de 2000. O alemão venceu de ponta ponta a corrida em Monza marcada por grave acidente que matou um fiscal de pista.
Na coletiva de imprensa após a corrida, o heptacampeão caiu no choro ao falar do feito.
Não tenho palavras. Estou muito feliz, mas esgotado. Esta vitória significa muito para mim...
Lewis Hamilton
O britânico igualou a marca de Senna no GP do Japão de 2015, justamente o palco dos três títulos do seu ídolo. E assim como Verstappen, Hamilton o fez no ano em que conquistaria o tricampeonato. Para conquistar o feito, Lewis deu o bote na largada em Suzuka, desbancou o companheiro Nico Rosberg, que largou da pole, para vencer de forma implacável.
Para mim, estar aqui e disputar uma corrida onde eu costumava ver Ayrton Senna pilotar, e igualar o seu número de vitórias, é algo que parece inacreditável neste momento
Sebastian Vettel
Assimo com Hamilton, foi em 2015 que Vettel igualou o número de vitórias do Senna, mas no GP da Hungria daquele ano. Após uma largada fenomenal partindo do terceiro lugar, o alemão assumiu a liderança já na primeira curva, desbancando as Flechas de Prata, e tratou de abrir distância.
Apesar de todas as reviravoltas provocadas pela entrada de um safety car na metade final da prova, e por diversos incidentes que marcaram a corrida, o tetracampeão se manteve na ponta para vencer sua segunda prova pela Ferrari, a 41ª na F1.
Igualar o recorde de Senna é algo incrível; Não sei como colocar isso em palavras
Max Verstappen
Pole position no GP do Canadá, Max Verstappen venceu a prova com amplo domínio, sem ser ameaçado pelos rivais. Assim, o holandês igualou a marca de Ayrton Senna, com quem divide a quinta posição na lista dos pilotos que mais venceram corridas na história da categoria.
É claro, igualar Ayrton é algo incrível. Tenho orgulho disso, mas, é claro, espero não parar aqui, vocês sabem. Espero poder continuar vencendo mais corridas
“Eu odeio comparar gerações diferentes. Do meu lado, a única coisa que posso dizer é que, quando eu era uma criança pilotando um kart, eu sonhava em ser um piloto de Fórmula 1, e nunca imaginaria vencer 41 corridas”, afirmou.