O Conselho da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) aprovou novas diretrizes para os motores da Fórmula 1 a partir da temporada 2026, e essas mudanças devem mexer com o carro da categoria mais prestigiada do automobilismo.
Embora as regras ainda não estejam definidas e ajustes são feitos, alguns detalhes importantes sobre a aparência do carro da F1 de 2026 foram divulgados pelo portal “Auto Motor und Sport”.
De acordo com veículo de imprensa alemão, algumas medidas estão sendo tomadas para conter o peso extra da nova unidade de potência, que, portanto, será mais pesada do que hoje.
As novidades querem tornar a F1 “atraente para novas fabricantes de unidades de potência”, segundo a própria categoria, o que fortalece os rumeros de novas marcas no grid. A Audi, por exemplo, vai marcar presença na Fórmula 1 em 2026.
A seguir, veja o que deve mudar e como devem ser os novos carros da Fórmula 1 a partir de 2026.
- A FIA planeja abandonar o limite mínimo de peso. Tanto a FIA quanto a F1 são a favor dessa ideia.
- O downforce e a resistência aerodinâmica serão reduzidos. Como as unidades de potência serão mais pesadas do que atualmente, o foco será tornar o restante do veículo mais leve. Portanto, os veículos e os pneus serão menores.
- As caixas de marchas devem ser reduzidas de oito para seis velocidades. A largura iria de 200 cm para 190 cm, e a distância entre eixos cairia de 360 cm para 340 cm.
- As novas regras também devem resultar em uma menor carga aerodinâmica produzida pelas asas. Segundo o “Auto Motor und Sport”, as simulações indicam que os carros da F1 serão mais lentos que os atuais.