
A Haas anunciou nesta segunda-feira (7) a contratação de Ryo Hirakawa para o posto de piloto reserva do time na Fórmula 1 em 2025.
O anúncio vem apenas três dias após a participação de Hirakawa no primeiro treino livre do Grande Prêmio do Japão pela Alpine, na estreia dele em sessões oficiais dele pelo time. O japonês foi o 12º colocado da sessão em Suzuka, na qual havia substituído Jack Doohan.
Hirawaka, de 31 anos, havia sido anunciado pela equipe francesa em janeiro como piloto reserva e de testes para 2025. O time da Renault conta ainda com Franco Colapinto, Paul Aron e Kush Maini para as funções ao longo do ano.
A chegada de Ryo Hirakawa à Haas fortalece os vínculos com a Toyota, que é parceira tecnológica da equipe norte-americana na F1. O piloto japonês foi relevado pelos projetos de formação de pilotos da montadora. Desde 2022, ele é titular da Toyota Gazoo Racing no WEC, conquistando dois títulos da divisão hypercar da categoria (2022 e 2023) e vencendo uma vez as 24 Horas de Le Mans (2022).
Hirakawa chegou à F1 em 2023 como integrante do programa de formação de piloto da McLaren, pilotando pelo time no primeiro treino livre do GP de Abu Dhabi em 2024. No fim do ano, pilotou pela Haas nos testes de pós-temporada, antes de ser anunciado pela Alpine.
“Estou ansioso por uma nova jornada com a equipe”, anunciou Hirakawa nas redes sociais da Haas. “É um verdadeiro prazer trabalhar com um piloto com a sua perspicácia na pilotagem”, elogiou o chefe e equipe da Haas, Ayao Komatsu.