Revista italiana diz que Antonio Giovinazzi deixará Alfa Romeo no fim de 2021

Chefe da equipe diz que dupla titular para 2022 deve ser anunciada após o GP de São Paulo

Da Redação

Chefe da equipe diz que dupla titular para 2022 deve ser anunciada após o GP de São Paulo Alfa Romeo/Divulgação
Chefe da equipe diz que dupla titular para 2022 deve ser anunciada após o GP de São Paulo
Alfa Romeo/Divulgação

A última vaga para piloto na Fórmula 1 em 2022, na Alfa Romeo, ainda está indefinida, mas um candidato já foi descartado: Antonio Giovinazzi, que desde 2019 veste o macacão da escuderia. A informação foi anunciada na manhã desta terça-feira (9) pela revista italiana Autosprint.

Os rumores ganharam força na pausa na temporada durante o mês de agosto, mas a relação teria se estremecido definitivamente no Grande Prêmio do México, no último domingo (7). 

Giovinazzi estava na oitava colocação quando a equipe solicitou uma parada, supostamente para tentar um undercut em Sebastian Vettel (Aston Martin) que vinha em melhor ritmo. Porém, quando retornou para a pista, o piloto italiano se viu em meio ao tráfego, atrás de Daniel Ricciardo (McLaren) e Valtteri Bottas (Mercedes), perdendo tempo. 

Pelo rádio, Antonio criticou a equipe. “Ei, caras. Obrigado pela grande estratégia”, ironizou.

Em entrevista oficial após a corrida, o piloto lamentou a oportunidade desperdiçada pela Alfa Romeo de pontuar com os dois carros - Kimi Räikkönen terminou em oitavo. Quando questionado se a equipe teria arruinado a sua corrida propositalmente, ele não titubeou.

“Até agora, eu não queria acreditar nisso, mas hoje estou muito desapontado”, lamentou.

Diante da situação irreversível, Frédéric Vasseur, chefe do time de Hinwil, acompanhou a informação dada pela Autosprint. Em entrevista na noite desta segunda-feira (8) ao Canal+ do Twitch, informou que “a decisão para segundo posto de piloto já está tomada e será anunciada em breve”. Depois, o chefe da escuderia ratificou que o anúncio será realizado no dia 16.

Anteriormente, em entrevista ao diário espanhol AS, Vasseur já tinha antecipado que a Alfa Romeo ganharia em 2022 “um bom salto no motor e possivelmente também nos pilotos”.

Irmão de presidente da Ferrari defende Giovinazzi

A decisão equivocada da Alfa Romeo na Cidade do México mexeu com a imprensa que cobre o automobilismo italiano. Até mesmo Lapo Elkann, herdeiro da Fiat e irmão do presidente da Ferrari, John Elkann, saiu em defesa de Antonio Giovinazzi nas redes sociais.

“Tenho um grande respeito pelo chefe da equipe Alfa Romeo Racing Orlen, mas ver uma equipe que prejudica o seu próprio piloto é triste e revoltante. Estou com Giovinazzi, um talento italiano que merece o carinho de nós, fãs. Força!”, escreveu Elkann.

Antonio Giovinazzi conquistou apenas um ponto nesta temporada da Fórmula 1: em Monte Carlo (Mônaco), quando terminou em 10º lugar. O desempenho contrasta com o do companheiro de equipe, o finlandês Kimi Räikkönen, que tem 10 pontos na classificação de pilotos.

O maior problema do piloto italiano apontado pela imprensa tem sido o ritmo de corrida, já que nas qualificações ele ficou à frente de Räikkönen em 11 oportunidades, mas terminou à frente do companheiro nas corridas apenas oito vezes (contra 10 do finlandês).

Um substituto para Giovinazzi

Segundo informações da Autosprint, a Alfa Romeo trabalha com dois nomes para substituir Antonio Giovinazzi no segundo posto da escuderia: o chinês Guanyu Zhou e o australiano Oscar Piastri.

Zhou é o atual segundo colocado da Fórmula 2, e já foi campeão da Fórmula 3 asiática em 2021. Ele larga em vantagem já que conta com o apoio de cerca de 30 milhões de euros de patrocinadores chineses.

Já Piastri é o líder da Fórmula 2 com 36 pontos de vantagem para o chinês e ganhou em 2021 o campeonato mundial de Fórmula 3. O australiano é considerado um dos grandes talentos das categorias inferiores.

Os nomes já confirmados das equipes para 2022

  • Mercedes: Lewis Hamilton e George Russell
  • Red Bull: Max Verstappen e Sergio Perez
  • McLaren: Lando Norris e Daniel Ricciardo
  • Aston Martin: Sebastian Vettel e Lance Stroll
  • Alpine: Esteban Ocon e Fernando Alonso
  • Ferrari: Charles Leclerc e Carlos Sainz
  • AlphaTauri: Pierre Gasly e Yuki Tsunoda
  • Williams: Alexander Albon e Nicholas Latifi
  • Haas: Nikita Mazepin e Mick Schumacher
  • Alfa Romeo: Valtteri Bottas e (vaga aberta)

Grande Prêmio de São Paulo (horários de Brasília)

Sexta-feira (12)
12h20 - Treino livre 1 - ao vivo no Bandsports
15h30 - Treino classificatório - ao vivo na Band, Bandsports, Bandplay e site da Band

Sábado (13)
11h50 - Treino livre 2 - ao vivo no Bandsports 
16h - Corrida sprint - ao vivo na Band, Bandsports, Bandplay e site da Band

Domingo (14)
13h30 - Corrida - ao vivo na Band, Bandplay, BandNews FM e site da Band
19h - VT da corrida - Bandsports

Onde assistir?

Ao vivo na tela da Band e online no Bandplay e no band.com.br, com a narração de Sérgio Maurício, comentários de Reginaldo Leme, Felipe Giaffone, Max Wilson e Rubens Barrichello e reportagem de Mariana Becker.

Grid:

Valtteri Bottas e Lewis Hamilton (Mercedes), Charles Leclerc e Carlos Sainz (Ferrari), Max Verstappen e Sergio Pérez (Red Bull), Lando Norris e Daniel Ricciardo (McLaren), Lance Stroll e Sebastian Vettel (Aston Martin), Fernando Alonso e Esteban Ocon (Alpine), Pierre Gasly e Yuki Tsunoda (AlphaTauri), Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo), Mick Schumacher e Nikita Mazepin (Haas), George Russell e Nicholas Latifi (Williams).

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